terça-feira, 31 de julho de 2012

O Mate do Pastor (Xeques Mates Famosos)



Após estudarmos os Xeques Mates Básicos (xeques mates com poucas peças no tabuleiro) vamos agora nos dedicar aos xeques mates mais conhecidos, xeques mates famosos que podemos encontrar no decorrer de uma partida.

O terceiro da lista também é muito rápido e é conhecido pelo nome de MATE DO PASTOR.

Partindo da posição inicial das peças sobre o tabuleiro vejamos a sequencia de lances que chega ao Mate do Pastor:
1.e4 e5 2.Dh5 Cc6 3.Bc4 Cf6 4.Dxf7# (ver diagrama abaixo)
O Mate Pastor é um dos mates mais conhecidos pelos principiantes no mundo do xadrez pelo fato de que muitos principiantes serem vitimas dele.

É muito importante lembrar que tentar aplicar o Mate do Pastor em jogadores experientes é um dos maiores erros que o principiante pode fazer, pois quando se usa a Dama no inicio do jogo o adversário, experiente, pode aproveitar e desenvolver as peças ao mesmo tempo que ataca a casa onde a Dama está posicionada.

Como defender-se e não cair no Mate do Pastor? 
Vejamos uma sequencia para defender-se do Mate do Pastor:

1.e4 e5 2.Dh5 Cc6 3.Bc4 g6 4.Df3 Cf6 5.Db3 Cd4 6.Bxf7+ Re7 7.Dc4 b5 8.Dd3 (se: 8.Dc3 Rxf7) 8... Rxf7 e as brancas perdem uma peça (ver diagrama abaixo).
A conclusão óbvia é que, desde o inicio da partida, é imprescindível prestar atenção às possíveis respostas do adversário e seguir os princípios básicos de uma boa abertura. Ou seja, desenvolver as peças e procurar dominar o centro do tabuleiro. 

Quer saber como jogar uma boa abertura? Veja o artigo Conceitos de Desenvolvimento e Centro aqui mesmo neste blog.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Mate do Greco (Xeques Mates Famosos)


O Xeque Mate do Greco faz parte dos principais temas de ataque ao roque, especialmente em posições com roques opostos, isto é, quando um lado faz o roque no flanco da Dama e o outro no flanco do rei.
No diagrama acima podemos ver uma posição típica do MATE DO GRECO, mate este que ocorreu após as brancas jogarem Th1+ +. Neste xeque mate pode-se observar que a casa de escape do Rei negro está controlada pelo Bispo das brancas e que o mate é executado pela Torre branca ao ocupar a coluna “h”.

Gioacchino Greco (1600-1634), também conhecido como o calabrês, foi um enxadrista italiano considerado por alguns como o melhor jogador do seu tempo. Ele foi um dos primeiros jogadores profissionais de xadrez e, também, um grande viajante. Greco escreveu manuscritos notáveis ​​sobre o jogo de xadrez e o mate tema deste artigo tem esse nome porque aparece pela primeira vez em um tratado sobre xadrez publicado por Greco em 1619 (ver diagrama abaixo).
O problema de xadrez que Greco propôs no seu tratado quatro séculos atrás, diagrama acima, foi baseado em uma partida jogada por ele em que as brancas sacrificaram uma peça. Ocorre que apesar da peça de desvantagem, as brancas têm uma clara superioridade e ganharam a partida executando o MATE DE GRECO. A partir do diagrama o jogo seguiu desta forma: 1.Txh7! eliminando a peça que defende o Rei negro. As negras jogaram 1...Rxh7 e as brancas deram mate com 2.Dxh5++


Vejamos a seguir outro exemplo:
Na posição do diagrama acima as brancas jogam e ganham da seguinte maneira: 
1.Bc4+ Rh8 (se: 1...Tf7 2.Bxf7+ Rh8 3.Tc8++) 2.Cg6+ hxg6 3.Th1+ Ch4 4.Txh4++ (e temos o famoso Mate de Greco) 

Vejamos a seguir o Mate de Greco realizado em uma partida oficial jogada no tradicional torneio de Hastings em 2006, com os jogadores Hendriks x Spanton: 1.e4 e5 2.Bc4 Cf6 3.d3 c6 4.Cf3 d5 5.Bb3 Bb4+ 6.Bd2 Bxd2+ 7.Dxd2 dxe4 8.Cxe5 O-O 9.dxe4 De7 10.Df4 Ch5 11.Bxf7+ Rh8 12.Dg3 e, na posição do diagrama abaixo, as negras cometem um erro que leva ao Mate de Greco
As negras jogam 12...Cxg3?? e as brancas aproveitam imediatamente jogando 13.Cg6+ hxg6 14.hxg3+ Bh3 15.Txh3+ Dh4 16.Txh4++ (o Mate de Greco).
by José Luis Pérez

O Mate do Tonto (Xeques Mates Famosos)



Após estudarmos os Xeques Mates Básicos (xeques mates com poucas peças no tabuleiro) vamos agora nos dedicar aos xeques mates mais conhecidos, xeques mates famosos que podemos encontrar no decorrer de uma partida.

O segundo da lista também é muito simples e é conhecido pelo nome de MATE DO TONTO.

O Mate do Tonto é um xeque mate muito rápido que se pode dar partindo da posição inicial das peças sobre o tabuleiro. O nome deste xeque mate, por dedução, está no fato de que somente um “tonto” pode jogar e deixar-se dar mate desta forma.

Vejamos a sequencia de lances que chega ao Mate do Tonto:

1.e4 e5 2.Dh5 Re7?? 3.Dxe5++ (ver diagrama abaixo)


Conforme podemos ver, a Dama branca, com toda a ajuda possível das negras, dá um xeque mate em apenas três lances! Na posição final, o Rei negro não tem escapatória, pois nenhuma peça ou peão pode capturar a Dama branca; nenhuma peça ou peão pode ocupar a casa “e6” colocando-se entre a Dama branca e o Rei negro não tem casa de fuga.

A conclusão óbvia, após examinar a sequencia de jogadas que conduz ao xeque mate, é que, desde o inicio da partida é imprescindível prestar atenção às possíveis respostas do adversário e seguir os princípios básicos de uma boa abertura.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Mate do Louco (Xeques Mates Famosos)



Após estudarmos os Xeques Mates Básicos (xeques mates com poucas peças no tabuleiro) vamos agora nos dedicar aos xeques mates mais conhecidos, xeques mates famosos que podemos encontrar no decorrer de uma partida.

O primeiro da lista é o mais simples de todos e é conhecido pelo nome de MATE DO LOUCO.

O Mate do Louco é o xeque mate mais rápido que se pode dar partindo da posição inicial das peças sobre o tabuleiro. O nome deste xeque mate, por dedução, está no fato de que somente um “louco” pode jogar e deixar-se dar mate desta forma.

Vejamos a sequencia de lances que chega ao Mate do Louco:

1.f3 e5 2.g4?? Dh4++ (ver diagrama abaixo)


Conforme podemos ver, a Dama negra, com toda a ajuda possível das brancas, dá um xeque mate em apenas dois lances! Na posição final, o Rei branco não tem escapatória, pois nenhuma peça ou peão pode capturar a Dama negra; nenhuma peça ou peão pode ocupar a casa “f2” colocando-se entre a Dama negra e o Rei branco e a única casa de fuga do Rei branco, a casa “f2” está sob o ataque da Dama negra.

A conclusão óbvia, após examinar a sequencia de jogadas que conduz ao xeque mate, é que, desde o inicio da partida é imprescindível prestar atenção às possíveis respostas do adversário e seguir os princípios básicos de uma boa abertura. Note que nenhuma das jogadas realizadas pelas brancas teve o objetivo de dominar o centro do tabuleiro e tampouco facilitar o desenvolvimento das peças (veja o artigo Conceitos de Desenvolvimento e Centro => http://aulasdexadrez.blogspot.com.br/2009/05/conceitos-de-desenvolvimento-e-centro.html).

Qualquer enxadrista medianamente preparado percebe que a jogada 2.g4?? bloqueia o movimento posterior das peças brancas e, o pior, deixa a casa “h4” à mercê das negras permitindo o xeque mate com a Dama.

terça-feira, 24 de julho de 2012

XEQUE MATE COM UMA TORRE (mates básicos)


O xeque mate com Rei e uma Torre é muito simples, mas bastante mais trabalhoso do que o xeque mate com a Rainha. A razão é óbvia, a Torre cobre um numero menor de casas que a Rainha e, além disso, pode ser ameaçada pelo Rei contrário. 

Assim sendo, neste mate básico de xadrez, o trabalho do Rei apoiando a Torre para levar o rei adversário para uma das bordas do tabuleiro é crucial. 

No diagrama abaixo podemos ver a posição que nos servirá de ponto de partida para nosso exemplo prático de xeque mate com uma Torre.


Tal qual o exemplo do xeque mate com a Rainha, volto a assinalar que o objetivo da seqüência de lances que veremos não é o de dar o xeque mate da forma mais rápida, mas sim mostrar ao enxadrista novato uma forma simples e didática de como encurralar o Rei adversário para dar o xeque mate. Desta forma, o mais simples e lógico é iniciar jogando:

1. Th4!
Assim como fizemos com a Rainha, começamos diminuindo o numero de casas para as quais o Rei adversário pode mover-se. Após o lance realizado ele tem apenas 4 filas do tabuleiro para se movimentar.

1... Rf5
2. Rd3
Esse é o momento em que o Rei vai cobrir algumas casas de escape do Rei contrário e, também, defender a Torre quando ela estiver ameaçada. Como podemos ver, neste caso, o Rei entra em ação mais cedo do quando temos a Rainha.

2... Rg5
3. Te4
Outra jogada de Torre que restringe ainda mais o campo de ação do rei adversário, que agora tem apenas doze casas disponíveis.

3... Rf5
4. Re3 Rg5
5. Tf4
Continuamos encurralando o Rei adversário que agora tem somente 8 casas disponíveis.

5... Rh5
6. Rf3 Rg5
7. Rg3 Rh5
8. Tf5+
Geralmente, nos finais deste tipo, os xeques liberam casas para o rei contrário, mas nesta posição particular, é o momento exato para dar o xeque, já que o Rei branco controla as casas de escape do Rei adversário

8... Rh6
9. Rg4 Rg6
10. Tf1!
Este é o momento de fazer uma “jogada de espera” para que na próxima possamos limitar ainda mais as casas de escape do rei adversário. Este tipo de lance é fundamental neste tipo de final.

10... Rh6
11. Tf6+
Outro xeque que segue empurrando o Rei.

11... Rg7
12. Rg5 Rh7
13. Tf7+ Rh8
14. Rg6
Ainda que com uma única Torre no tabuleiro o risco de afogamento é praticamente zero, devemos estar sempre conscientes de que o Rei do oponente tenha pelo menos duas casas de fuga disponíveis. Nesta posição ele tem as casas: g8 e h8.

14... Rg8
15. Tf1
A jogada de espera final.

15... Rh8
16. Tf8++
Xeque mate! (ver diagrama).

A seguir um video, em espanhol, com o xeque mate de Torre e Rei contra Rei partindo de uma posição diferente da estudada mais acima:


quarta-feira, 11 de julho de 2012

O XEQUE MATE COM BISPO E CAVALO (mates básicos)



O xeque mate com Bispo e Cavalo é o mais difícil de executar na prática do xadrez e apresenta dificuldades até mesmo para enxadristas experientes. No aspecto técnico deve-se seguir as regras básicas, sendo a primeira levar o Rei até uma das laterais do tabuleiro e a segunda é que o mate sempre acontecerá em um dos cantos do tabuleiro que tenha a mesma cor do Bispo – logo, deveremos levar o rei adversário até uma destas duas casas.

Por ser um xeque mate complexo, primeiro estudaremos a fase final do mate quando já temos o Rei adversário em um dos cantos do tabuleiro (ver o diagrama abaixo). 

Neste exemplo vemos que o Bispo se move pelas casas brancas do tabuleiro, assim sendo devemos levar o rtei adversário para um canto do tabuleiro que seja da cor branca, ou seja, as casas “h1” ou “a8”.

Vejamos então como proceder para conseguir levar o rei para uma das casas que desejamos:
1.Cc2+ Rb1 2.Bd5

É importante assinalar que as “jogadas de espera” são bastante freqüentes neste mate. É o caso da jogada que as brancas acabaram de fazer, jogada essa que permitirá cortar o acesso do rei adversário até a casa "b1", iniciando sua marcha inexorável até o canto em que receberá o xeque mate.

2. ...Rc1 3.Ba2! Rd1 4.Cd4 Rc1
Não é muito diferente a variante que surge após 4...Re1 que poderia continuar da seguinte forma: 5.Rd3 Rf2 6.Ce2 Rf3 7.Be6 Rf2 8.Bd5 Re1 9.Re3 Rf1 10.Cf4 Re1 11.Bf3, chegando-se a uma posição idêntica à que veremos na variante principal.

5. Ce2+ Rd1 6.Rd3 Re1 7.Re3 Rd1 8.Bb3+ Re1 9.Cf4 Rf1 10.Bd1!
Outra jogada de espera que nos permitirá colocar o Bispo branco em uma posição ativa na diagonal "d1"-"h4", evitando que o Rei possa escapar até a casa "a1" ou ainda até a casa "h8", casas estas onde ele estaria a salvo.

10. ...Re1 11.Bf3 Rf1 12.Be2+! Rg1
 Obviamente que se as negras jogam 12...Re1 as brancas seguem com 13.Cd3++ ou 13.Cg2++ com xeque mate. Uma vez que o Rei negro esteja aprisionado no canto onde levará o xeque mate, tem inicio uma série de manobras com o rei branco para permitir que finalmente o Cavalo e o Bispo consigam o mate.

13.Rf3 Rh2 14.Rf2 Rh1 15.Rg3 Rg1 16.Ch3+ Rh1 17.Bf3++


Xeque Mate (ver diagrama).

A seguir um vídeo bastante instrutivo onde se explica como dar o xeque mate de Bispo e Cavalo partindo de uma posição qualquer.




domingo, 8 de julho de 2012

COMO MELHORAR O NÍVEL DE JOGO?



Uma pergunta que sempre ouço dos meus alunos iniciantes, ou mesmo com alguma experiência, é: como eu posso melhorar o meu jogo?

O primeiro conselho que eu dou é: anote as partidas que você joga, ou pelo menos os primeiros 15 lances. É muito importante analisarmos as partidas que jogamos tanto para verificarmos os erros que cometemos, como os deslizes que o adversário cometeu e que não aproveitamos. Se você tiver um programa de xadrez, por exemplo, Fritz, Hiarcs, Houdini, etc., melhor ainda - coloque a partida para ele analisar e com certeza você aprenderá muito com as análises destes programas.

Outro conselho que dou aos meus alunos após um período inicial de aulas é para que joguem por correspondência/e-mail.

Jogar xadrez por correspondência/e-mail é uma forma interessante de você praticar xadrez, pois você:
- a) não precisa se deslocar de casa para um clube ou outro local para encontrar enxadristas; 
- b) pode fazer os lances no momento que for mais apropriado a você e
- c) ajuda a melhorar o seu desempenho, pois normalmente as partidas são mais disputadas e isentas de erros bobos.

No xadrez por e-mail você tem mais tempo para analisar a posição e decidir o lance que fará e também pode mover as peças e ver o resultado de uma ou mais variantes movendo as peças e estudando as diferentes variantes. Eu acredito que o xadrez por e-mail é um ótimo laboratório para estudarmos as aberturas e defesas que iremos jogar nas partidas ao vivo em campeonatos de clubes. Você pode jogar variantes mais arriscadas ou difíceis de calcular em uma partida ao vivo e ir ganhando confiança para jogar estas variantes nas partidas ao vivo.

Como eu faço para praticar o xadrez por correspondência ou por e-mail? Simples - existem vários sites gratuitos na Net. Eu uso e recomendo o site chesshere. Veja abaixo como abrir uma conta no chesshere:

Primeiro Passo
- Acessar a pagina do site www.chesshere.com para abrir a sua conta. Clicar em New User? (um pouco abaixo da palavra CHESSHERE MEMBERS) para iniciar o cadastro da sua conta.

Segundo passo
- Depois de cadastrar a conta você vai entrar na pagina principal do site. Para criar suas partidas de estudo por e-mail você vai clicar em START PLAY CORRESPONDENCE CHESS. Neste momento vai abrir uma nova pagina com os JOGOS ABERTOS - jogadores que estão querendo jogar. No geral estes jogos abertos são de partidas em que você deverá responder ao menos um lance por dia, às vezes um lance a cada dois ou tres dias. Como você está iniciando agora neste mundo do xadrez por e-mail, eu acredito que o melhor é você criar as suas próprias partidas com um tempo maior - minha sugestão é um lance a cada 7 dias. É importante notar que mesmo nas partidas com o tempo de um lance a cada sete dias, nada impede de você realizar dois, três ou mais lances em um mesmo dia. Se você acessar o site e ver que seus adversário já jogou, você pode responder imediatamente - não precisa aguardar os sete dias para responder.

Terceiro passo
- Para criar as suas próprias partidas você deve clicar no botão Click here to start a new game!. Vai abrir uma nova tela com várias opções para você escolher. 

A primeira escolha é: 
- Dias por movimento que eu sugiro você coloque 7.
- Depois vem a Cor escolhida e aqui você vai deixar Brancas para as três primeiras partidas.
- Agora vem O Tipo de jogo e você deixa como está, Com pontuação. Ou seja, a partida vai valer rating.

- Para os itens a seguir, Pontuação mínima e Pontuação máxima, deixe como está - sem limite.

- Para o item Temático, deixe como está - mais adiante usaremos esse recurso.

- E por ultimo a pergunta iniciar quantos jogos com esse formato? e minha sugestão é 3 com as brancas e 3 com as negras.

- Pronto! agora basta clicar no botão abaixo Iniciar Jogo! e aguardar que os interessados aceitem o seu convite e iniciem as partidas.

- E por ultimo a pergunta iniciar quantos jogos com esse formato? e minha sugestão é 3 com as brancas e 3 com as negras.


- Pronto! agora basta clicar no botão abaixo Iniciar Jogo! e aguardar que os interessados aceitem o seu convite e iniciem as partidas.

Bom, agora que você já se cadastrou e abriu algumas partidas eu vou dar uma outra dica que considero importante. Quando jogar uma partida por correspondência ou e-mail procure jogar os lances iniciais, da abertura ou defesa que escolher, o mais preciso possível. Para tanto é importante você ter um livro atualizado da abertura ou defesa que irá jogar. Você não tem um livro atualizado? Você não tem um livro? Sem problemas - vamos usar os recursos que a Net nos dá.

Um site bem legal que você poderá usar e que vai ajudá-lo bastante é o chesstempo.com, mais especificamente o recurso Bases de Xadrez. Acesse a pagina http://chesstempo.com/game-database.html e você verá um tabuleiro com as peças colocadas na posição inicial e à direita os chamados Lances Candidatos.

O que são os lances candidatos? Justamente as possíveis respostas para cada lance realizado no tabuleiro. Por exemplo, vamos supor que você inicie a partida avançando o peão do Rei duas casas à frente, ou seja, que você jogue: 1.e4

Se você clicar na primeira opção dos lances candidatos, justamente 1.e4, o peão do Rei se deslocará no tabuleiro e imediatamente surgirão os lances candidatos à direita. Entre outros: 1...c5; 1...e5; 1...e6; 1...c6; 1...d6 e assim por diante.

Digamos que o seu adversário responda ao seu primeiro lance (1.e4) com 1...e5. Se você clicar em 1...e5 o peão do Rei das negras se deslocará sobre o tabuleiro e surgirão os novos lances candidatos. Entre outros: 2.Nf3; 2...Nc3; 2.Bc4; 2.f4 e assim por diante.

Assim que você escolher e clicar sobre uma das opções, a peça ou peão se deslocará no tabuleiro e surgirão os novos lances candidatos e assim sucessivamente até que a “arvore de abertura” termine. Se você seguir estes lances sugeridos em suas partidas por correspondência/e-mail, com o tempo irá gravá-los em sua memória e não terá dificuldades em lembra-los no momento em que estiver jogando uma partida ao vivo, frente-à-frente ou na Net.

Bom, vou ficando por aqui. Espero que estas dicas ajudem você a melhorar sensivelmente o seu nível de jogo.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

XEQUE MATE COM DOIS BISPOS (mates básicos)



O xeque mate com dois bispos raramente ocorre na prática do xadrez, no entanto, seu desenvolvimento é um excelente exemplo da força e capacidade do par de bispos. O aspecto tático deste xeque mate é muito simples de implementar e, logicamente, devemos tratar de levar o Rei adversário até a lateral com o controle das diagonais. Por outro lado, ao contrário do mate simples com duas torres, a colaboração do Rei é necessária já que os dois bispos não podem dar o xeque mate sozinhos. É importante notar que o mate se dará em um dos cantos do tabuleiro.

Vejamos a seguir um exemplo prático do xeque mate com dois bispos partindo da posição do diagrama abaixo:

 1. Bf3+, Rc4
A alternativa das negras é 1..., Re5, e neste caso as brancas demorariam um pouco mais para dar o xeque mate, mas para efeitos didáticos não importa muito desenvolver esta variante já que o modo de encurralar o Rei se dará de uma forma similar.

 2. Rc2, Rb4
Novamente se a negra joga 2..., Rb5 o xeque mate demora umas jogadas a mais.

3. Be2!
Limitando o terreno de ação do Rei negro.

3..., Ra5
4. Rc3
Devemos estar sempre alerta ante a possibilidade de afogamento do Rei adversário. Um erro brutal seria, por exemplo, jogar 4.Rb3??, pois afogaria o Rei negro.

4..., Ra4
5. Bb6
Outra maneira de limitar o campo de ação do Rei adversário que deverá encaminhar-se para o canto do tabuleiro, casa "a1", onde acabará sucumbindo.

5..., Ra3
6. Bb5, Ra2
7. Rc2!
Agora o Rei branco se situa adequadamente para dominar uma das casas de escape do Rei negro e o xeque mate torna-se iminente.

7... Ra3
Se  7..., Ra1 as brancas somente necessitam realizar a jogada de espera 8.Bf5 e o xeque mate chega igualmente.

8. Bc5+, Ra2
9. Bc4+, Ra1
10. Bd4++


Xeque mate (ver diagrama).



A seguir um vídeo bastante instrutivo onde se explica como dar o xeque mate de Bispo e Cavalo partindo de uma posição qualquer.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

O XEQUE MATE COM A RAINHA (mates básicos)



No xadrez denominamos de xeques mates básicos ou simples aqueles que ocorrem quando um dos lados é deixado apenas com o seu rei e o seu adversário tem uma ou mais peças que podem forçar o xeque mate. Note-se que é possível dar xeque-mate ao rei solitário quando temos uma rainha, ou uma torre, ou um bispo e um cavalo ou dois bispos. Por outro lado se temos apenas dois cavalos será impossível forçar o xeque mate contra o rei sozinho. Obviamente, em uma situação de rei e peão contra rei podemos forçar o xeque mate se pudermos promover o peão e torná-lo uma rainha ou uma torre.

Além disso, quando um dos lados tem apenas o rei no tabuleiro, pelo regulamento, ele pode exigir que o seu adversário de xeque-mate em menos de cinqüenta lances. Se o lado com a peça a mais não conseguir o xeque mate antes dos cinqüenta lances, o jogo xadrez é declarado empatado.

O XEQUE MATE COM A RAINHA

Naturalmente, sendo a Rainha a peça mais forte, esta é a execução técnica de xeque mate mais fácil de se conseguir. Basta levar o Rei do adversário a um dos limites do tabuleiro, ou seja: as colunas "a" ou "h" ou as linhas "1" ou "8".

É importante notar que se o Rei estiver colocado no centro do tabuleiro, ele terá oito casas de escape, e nessa situação, é impossível dar xeque-mate somente com a Rainha e o Rei. No entanto, uma vez encurralado na lateral, só tem cinco casas de escape e estas podem ser facilmente controladas pela ação conjunta do Rei e da Rainha.

A seguir vamos mostrar como dar o xeque mate partindo da posição do diagrama abaixo. 

Como mencionado mais acima, a primeira coisa a fazer é levar o rei do oponente para os limites do tabuleiro. Para tanto realizaremos jogadas com a Rainha e de aproximação do Rei tomando o cuidado de evitar uma situação de Rei afogado.


1. Df5, ...
Começamos por limitar os movimentos do Rei que já não pode mover-se na coluna "d", ou ir para a "e". É importante perceber que nós não demos xeque com a Rainha, os xeques são úteis somente quando o nosso Rei está próximo e impede o acesso do Rei contrário às casas de escape. Uma regra básica no xeque mate com a Rainha é sempre tentar colocá-la a um salto de cavalo em relação ao Rei inimigo.

1. ..., Rc6
2. De5, ...
Outra vez a um salto de cavalo.

2. ..., Rd7
3. Df6, Rc7
4. De6, Rd8
5. Df7, Rc8
O tema de colocar a Rainha a um salto de cavalo se há repetido constantemente até conseguirmos encurralar o Rei em uma das laterais do tabuleiro. Agora só precisamos trazer o Rei para ajudar a Rainha a dar o xeque mate, sempre com muito cuidado para evitar o afogamento do Rei adversário.

6. Rc2, Rd8
7. Rc3, Rc8
8. Rc4, Rd8
9. Rc5, Rc8
10. Rc6, Rb8
11. Db7++

Alguns poderão dizer que na posição que estudamos, esta não é a maneira mais rápida de xeque-mate. Isso é verdade, e, eventualmente, você pode encontrar um caminho mais rápido. No entanto, essa é a forma mais simples, intuitiva e didática de encurralar o Rei adversário. É importante considerar que este artigo não é um problema de xadrez com xeque mate em “x” movimentos, mas sim um tutorial básico de xadrez.

Na mesma posição do diagrama é possível dar o xeque mate em 9 lances: 1. Dh7, Re5 2. Dd7, Re4 3. Dd6, Rf5 4. Rd2, Re4 5. Re2, Rf5 6. Rf3, Rg5 7. De6, Rh5 8. Rf4, Rh4 9. Dg4++.