terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Mate de Anastasia (Xeques Mates Famosos)


O xeque MATE DE ANASTASIA tem como tema típico a posição sobre o tabuleiro abaixo, onde o Cavalo estaria controlando as possíveis casas de escape do Rei adversario.

O nome deste mate tem sua origem na novela "Anastasia e o jogo de xadrez", do poeta alemão Wilhelm Heinse (1746-1803), onde um viajante imaginário conta por meio de cartas suas experiências de viagem, que giram em torno do jogo de xadrez,  pela Itália.

Este mate ocorre com relativa freqüência após o sacrifício de uma peça na casa “h7” (ou na casa “h2” quando o mate é realizado pelas negras). Outro ponto importante no xeque mate da Anastásia é o fato de não existir o peão branco da coluna “h”, de modo a deixar a coluna aberta para que a Torre tenha o caminho livre para atuar. Além disso, as casas g8 e g6 devem estar controladas pelo Cavalo para que o Rei negro não possa escapar por elas.

Este xeque mate aparece principalmente em partidas de torneios em que os jogadores tenham realizados os roques em flancos opostos – ou seja, as brancas realizaram o roque grande e as negras o roque curto, por exemplo, ou vice-versa. No diagrama abaixo podemos ver o esquema básico deste mate:

Vejamos a sequencia de lances que deu a vitória às brancas, no diagrama acima, em que o condutor das peças brancas arremata a partida de uma forma contundente seguindo o esquema do Mate de Anastasia: 1.Ce7+ Rh8 2.Dxh7+! Rxh7 3.Th1++ Dh4 4.Txh4++ e temos o mate do tema!

No diagrama a seguir temos outra posição interessante tirada de uma partida de xadrez entre um enxadrista amador e o jogador alemão Kurt Richter, um dos criadores da variante Richter-Rauzer da defesa siciliana. Como podemos observar Richter, com as peças negras, tinha a sua Dama cravada, mas a aplicação pratica do xeque mate da Anastásia permitiu que ele conquistasse a vitoria.

Vejamos a sequencia de lances que deu a vitória às negras:1...Ce2+ 2.Rh1 Txh2+! 3.Rxh2 Th8+ 4.Dh6 Txh6+ 5.Axh6 Dxh6++ e temos o mate do tema!

Outros exemplos práticos do mate de Anastasia

1) Meo - Guistolisi (Roma, 1969) : jogam as negras e ganham

RESPOSTA1...Ce2+ 2.Rh1 Dxh2+ 3.Rxh2 Th4++

2) Torre - Ribli (Alicante, 1983) : jogam as brancas e ganham
RESPOSTA:  
1. Cg6! hxg6 [a melhor resposta para as negras era perder a qualidade jogando 1...Cc6; mas depois de 2.Cxf8 Rxf8 3.De6 a vantagem das brancas é clara e devem ganhar sem problemas]

2.De6+ Df7 [Se 2...Rh7 3.Tf3 g5 4.Th3+ Rg6 5.Ce7+ e as negras devem sacrificar a Dama para evitar o mate; Se 2...Tf7 3.Dxe8+ Tf8 4.Ce7+ e as negras devem sacrificar de novo a Dama para evitar o mate]

3.Ce7+ Rh7 4.Td3!! [e o mate é inevitável]

4...Dxe6 [Se 4...Rh6 5.Th3+ Rg5 6.De3+ seguido de mate]

5.Th3++
By José Pérez




segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Mate do Calabrês (Xeques Mates Famosos)


Este xeque mate reproduz de uma maneira mais complicada, outro mate que já vimos anteriormente – O Mate do Greco – e por isso recebe o nome de O Mate do Calabrês, já que Gioacchino Greco viveu toda a sua infância na Calábria. Conforme veremos, o mecanismo deste xeque mate requer mais jogadas e a defesa é mais ativa, o que o torna um pouco mais complicado de calcular e visualizar.

No diagrama abaixo podemos ver uma posição simplificada do mate. A seqüência de jogadas começa com o sacrifício do Bispo branco em h7 para em seguida levar o Cavalo até a casa g5 dando xeque:


1.Axh7+! Rxh7
[Se: 1...Rh8 2.Cg5 g6 3.Dg4 e a ameaça Dh4 decidem a partida em favor das brancas]

2.Cg5+ Rg8
[É claro que o Rei também pode escolher a casa de escape “g6”, mas tampouco resolve o problema: 2...Rg6 3.Dc2+ f5 4.exf6+ Rxf6 5.Dc6+ Dd6 6.Dxd6+ Rf5 7.De6++. Por outro lado, se as negras jogam 2...Rh6, com 3.Cxf7+ as brancas ganham a Dama]

Seguindo com a variante principal:
3.Dh5
[A ameaça das brancas é clara, o objetivo imediato é dar xeque mate em h7, assim sendo as negras precisam arrumar uma casa de escape para o seu Rei, ou então sacrificar a Dama pelo Cavalo]

3...Te8
[Agora o Rei tem a casa f8 para escapar, mas...]

4.Dxf7+ Rh8 5.Dh5+ Rg8 6.Dh7+ Rf8 7.Dh8+ Re7 8.Dxg7++
[Um belo xeque mate em que tanto a Dama como o Cavalo coordenaram suas forças para executá-lo. É importante destacar, também, a ação do peão posicionado na casa “e5” que domina a casa “d6”, uma casa temática no Mate do Calabrês e que sempre devemos ter em conta no momento de iniciar uma combinação deste tipo]

Posição complexa do Mate do Calabrês
No diagrama abaixo podemos ver uma posição um pouco mais complicada onde vemos que o Bispo negro posicionado na casa “e7” controla a casa temática de “g5”. Contudo, as brancas realizaram o roque grande e deixaram a Torre de h1 em sua posição original, fato que neutraliza a ação defensiva do Bispo negro. A combinação começa da mesma forma que no exemplo anterior:


1.Axh7+! Rxh7
[A melhor jogada para as negras é 1...Rh8, mas o simples 2.Ad3 deixa as brancas com um peão a mais e uma posição de ataque claramente dominante]

2.Cg5+ Rg8
[Outras opções também perdem:
 - se 2...Rg6 3.Dd3+ f5 (se 3...Rh5 4.g4+ Rxg4 5.Tg1+ Rxh4 6. Dh7++) 4.exf6+ Rxf6 5.Axb6 e as negras devem entregar a dama para evitar o xeque mate. Por outro lado,
 - se 2...Axg5 3.hxg5+ Rg6 (se 3...Rg8 4.Dh5 f5 5.e6 e o xeque mate é inevitável) 4.Dd3+ f5 5.gxf6+ Rf7 6. fxg7 com vantagem esmagadora das brancas]

Seguindo com a variante principal: 3.Dh5 Axg5 4.hxg5 f6 5.e6 ou 5.g6 [e não tem como impedir o mate em “h8”]

Este tipo de mate aparece com relativa freqüência na prática normal do xadrez, assim sendo, é muito importante estudá-lo. O sacrifício do Bispo em h7, seguido do xeque de Cavalo em g5 e a entrada imediata da Dama, assim como o domínio da casa d6, por um peão, são os conceitos básico a se ter em conta no momento de lançar-se em uma combinação deste tipo.

By José Pérez

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Mate de Cavalo ou Mate de Lucena (Xeques Mates Famosos)


No diagrama abaixo podemos ver a posição final típica do Mate de Cavalo. 

A principal característica deste tipo de xeque mate é que o rei está bloqueado por suas próprias peças e que a peça que executa o mate é o Cavalo, daí a denominação do mate. Normalmente, como vemos no diagrama, o rei que sofre este tipo de mate encontra-se posicionado no canto do roque pequeno.

O exemplo de Damiano
Damiano foi um farmacêutico Português que em 1512 publicou um tratado de xadrez no qual aparece um exemplo típico do mate de Cavalo. 

Como podemos ver no diagrama acima a Dama negra defende a temática casa “f7”, o que impede que se jogue diretamente o Cavalo. Caso as brancas joguem 1.Cf7 + ele seria capturado pela Dama negra. 

Mas as brancas dispõem de uma jogada demolidora, a chamada jogada de desvio que tira a Dama negra da defesa da casa “f7”. As brancas jogam 1.Dxh7 +!! E as negras são obrigadas a jogar 1... Dxh7 abandonando a defesa da casa “f7” o que permite às brancas jogarem 2.Cf7 + + (xeque mate).

O exemplo de Lucena
Luis Ramírez de Lucena, (1465-1530) enxadrista espanhol do século XVI, um teórico importante do xadrez, nasceu na Espanha no século XV, apresentou em seu Manuscrito de Göttingen uma variante muito artística e conhecida do Mate de Cavalo. Essa variante aparece com alguma frequência sobre os tabuleiros e cujo conhecimento é muito útil na competição enxadrística.

Nota: Esta combinação também é atribuída, em alguns textos, ao famoso enxadrista francês André Danican Philidor, mas já havia sido publicado por Lucena no livro "Repetición de Amores y Arte de Ajedrez", em Salamanca no ano de 1497.

A partir da posição do diagrama acima, as brancas ganham jogando a seguinte sequencia: 1.Cf7+ Rg8 2.Ch6+ Rh8 (obviamente se 2... Rf8, 3.Df7 + + é xeque mate) 3.Dg8+! Txg8 4.Cf7+ + (xeque mate).
by José Luis Pérez