terça-feira, 10 de março de 2009

O xadrez é uma ferramenta pedagógica?

Autor desconhecido
Segundo o dicionário Aurélio, "...a pedagogia é a teoria e ciência da educação e do ensino; o conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático; o estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para efetivar estes ideais..."

A aquisição de conhecimento ou cognição é feita através de um conjunto dos processos mentais que envolvem, entre outros, o pensamento, a percepção, e o reconhecimento.

Penso que o xadrez estimula o desenvolvimento mental de crianças e adolescentes, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e concentração.

Para uns é esporte e diversão. Para outros é arte e ciência. Mas imagino que não há dúvida que ele desenvolve as potencialidades intelectuais dos praticantes, ao mesmo tempo em que os conduz ao pensamento lógico e formal.

Moralmente, a prática deste jogo é correta, considerando a impossibilidade de nele se fazer trapaças. Ele conduz à experiência do ganhar e do perder, assim como permite o desenvolvimento de qualidades tais como paciência, prudência, perseverança, autocontrole, disciplina, autoconfiança e principalmente sublimando a agressividade nata dos indivíduos.

A vida não deixa de ser misto de luta e jogo; uma competição que nos lança contra os desafios que surgem a cada dia e revelam nosso potencial para enfrentá-los. No xadrez existe semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado para os vários componentes desta luta, seus métodos, seus objetivos e como alcançá-los.

Pelo exposto, considero que o jogo de xadrez possa ser um importante instrumento auxiliar a ser explorado pela pedagogia.

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