Os Peões:
1. Cuidado ao mover os peões, pois são as únicas peças que não podem retroceder.
2. Qualquer movimento dos peões postados à frente do roque é uma debilidade.
3. A maioria de peões em um flanco é uma vantagem no final.
4. Se tiveres duvidas com que peão capturar, normalmente, o melhor é capturar em direção ao centro do tabuleiro.
5. Os peões isolados, atrasados ou dobrados, são debilidades.
6. ”Não coloque os peões nas casas com a mesma cor do seu bispo” (Fine)
7. “Cada peão é potencialmente uma dama” (Mason)
8. “Dois peões ligados na sexta fila podem ser mais fortes que uma torre” (Du Mont)
9. É necessário bloquear os peões passados com nossas peças de tal forma que não possam avançar.
10. Os peões passados devem ser apoiados por uma torre colocada por trás deles.
11. No geral, os peões centrais são mais importantes do que os laterais.
12. Os peões dobrados, além de serem débeis, às vezes atrapalham o movimento de nossas peças.
13. É melhor ter maioria de peões no flanco da dama, onde normalmente não estão os reis, já que em um final de peões estarão afastados do rei adversário.
14. Um peão atrasado é uma debilidade em um final, principalmente se o seu avanço está bloqueado por uma peça inimiga.
Os Cavalos:
1. Os cavalos são mais fortes do que os bispos em posições fechadas ou estáticas.
2. Os cavalos são peças de curto alcance, desta forma devemos evitar colocá-los nas bordas (nas laterais) do tabuleiro.
3. Os cavalos trabalham melhor com a dama do que os bispos.
4. O cavalo é a melhor peça para bloquear o avanço de um peão.
5. Criar “posições avançadas” para os cavalos significa ter casas no campo inimigo de onde não possam ser desalojadas.
6. Um cavalo que defende outro pode ser uma sobrecarga para cada um dos dois.
Os Bispos:
1. Os bispos jogam melhor em posições abertas.
2. Procure colocar os bispos fora das cadeias de seus próprios peões.
3. Ao entrar em um final de partida, procure trocar o seu bispo mau.
4. O par de bispos, em uma posição aberta, é uma vantagem notável.
5. Procure colocar seus peões nas casas de cores diferentes das dominadas por seu bispo.
6. Não se deve trocar um bispo por um cavalo, a menos que se consiga uma clara vantagem com a troca.
7. Cuidado para que seus bispos não fiquem bloqueados por seus próprios peões.
8. Antes de capturar um peão com um bispo, tenha certeza de que, posteriormente, poderá retirá-lo com segurança.
As Torres:
1. As torres necessitam de colunas abertas para maximizar sua eficiência.
2. Conseguir colocar uma torre na sétima fila pode ser uma grande vantagem.
3. Duas torres ligadas na sétima ou na oitava fila podem proporcionar um efeito devastador no campo do adversário.
4. Procura colocar suas torres por trás de seus peões passados.
5. As torres são peças de movimentos lentos, desta forma a sua eficácia será maior no final da partida quando existem mais espaços abertos.
A Dama:
1. Procure colocar sua dama em uma posição central, pois nesta área de tabuleiro a sua ação é muito maior. Mas tenha sempre em mente que esta circunstancia, em geral, somente será possível quando se tenha trocado as peças menores (bispos e cavalos).
2. Na abertura pode ser bom fazer uma jogada com a dama para completar o desenvolvimento e, também, ligar as torres entre si. Mas lembre-se: é muito ruim mover a dama várias vezes durante a abertura.
3. Muito cuidado, na abertura, com a captura de peões feita com a dama – eles podem estar “envenenados”. Lembre-se da máxima de Tarrasch: “toda captura de peão feita com a dama, na abertura, pode ser um erro”.
4. A dama é a peça mais indicada para realizar ameaças duplas a pontos distantes do tabuleiro.
Relações entre as Peças
1. Dois cavalos e um bispo equivalem, aproximadamente, ao valor de uma dama, mas dois bispos e um cavalo podem ser superiores à dama.
2. Duas torres, quase sempre, são superiores a uma dama se estão coordenadas e em posição ativa.
3. Uma torre e um bispo trabalham melhor juntos do que uma torre e um cavalo.
4. A dama trabalha melhor com um cavalo do que com um bispo.
5. O rei é uma peça poderosa, procure usá-lo (Fine).
6. Uma torre e um peão são superiores a um bispo e um cavalo no final do jogo, porem o mesmo não se pode dizer em relação ao meio-jogo.
7. No meio-jogo, uma peça pode ser melhor do que três peões. Já no final três peões podem ser superiores a uma peça menor (bispo ou cavalo) e, dependendo da posição, até mesmo a uma torre.
8. Nos finais de torre e cavalo, o cavalo e o rei devem manter-se unidos e nunca se posicionarem nos cantos do tabuleiro.
9. Nos finais de bispo e torre contra torre, o lado que tem apenas a torre deve tentar manter o seu rei, em relação ao rei contrario, um salto de cavalo.
10. Em um final de torre contra bispo, com o objetivo de defender-se, o rei que tem o bispo deve tentar colocar-se em um canto de uma cor diferente do seu bispo.
11. Um bispo pode lutar normalmente, com êxito, contra três peões, desde que estes não estejam muito avançados.
Nota Final: as fotos deste "post" mostram as Peças Lewis
As Peças Lewis são peças de xadrez medievais, entalhadas em marfim, que foram encontradas em 1831 na Ilha de Lewis, Escócia. Acredita-se que tenham sido manufaturadas no século XI.
As peças de Lewis provavelmente foram fabricadas na Noruega, entalhadas em presas de morsa e dentes de baleia na forma de reis e rainhas sentados em tronos (o rei segurando uma espada embainhada e a rainha com uma das mãos no rosto com uma expressão de espanto), bispos com elaboradas mitras, cavaleiros em suas montarias e os peões em forma de obeliscos.
Depois que foram encontradas escondidas em um banco de areia na Baía de Uig, as peças foram mostradas ao público pela primeira vez em 11 de abril de 1831 na Society of Antiquaries da Escócia.
Das noventa e três peças descobertas, onze estão guardadas no Museu da Escócia e as outras oitenta e duas, no Museu Britânico, em Londres.
(by Mario Vaz)
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