domingo, 19 de abril de 2009

O movimento das peças de xadrez: a TORRE

No jogo de xadrez a TORRE se movimenta sempre em linha reta, tanto no sentido horizontal como no vertical e em todas as direções; ou seja, para frente e para trás, assim como para ambos os lados.

Pode se movimentar uma ou mais casas de uma única vez, mas não pode “passar por cima” de uma peça ou peão, desta forma, se detém diante de um obstáculo ou ainda pode captura-los, desde que a peça ou o peão seja do adversário.

No diagrama, por exemplo, a TORRE pode mover-se desde a posição na qual se encontra para qualquer uma das casas do tabuleiro cobertas pelas flechas traçadas no tabuleiro.

Pode-se dizer que sobre um tabuleiro sem peças ou peões a TORRE tem catorze possibilidades de ser jogada.


Capturando com a TORRE

A TORRE pode capturar as peças de xadrez inimigas que se encontram situadas nas casas às quais a dita TORRE pode ser jogada, para tanto, a torre captura da mesma forma que se move.

Na posição do diagrama a TORRE branca está ameaçando, simultaneamente, o bispo e o peão negro e poderia captura-los situando-se na posição onde se encontram.

Por outro lado, o cavalo negro posicionado em “a4” não pode ser capturado uma vez que o bispo branco em “b4” impede a ação da torre, assim como não pode ser capturada a dama negra que está protegida por seu próprio bispo.

No jogo de xadrez não se pode capturar os peões nem as peças do próprio bando, no exemplo que se vê no diagrama, a torre poderia movimentar-se para dez casas diferentes (e2, e3, c4, d4, f4, g4, h4, e5, e6 e e7) e, em duas destas casas, poderia capturar uma peça adversária (o bispo posicionado em e7) o peão (colocado na casa h4) do adversário.

Nenhum comentário: