
No diagrama, por exemplo, o BISPO pode mover-se desde a posição na qual se encontra para qualquer uma das casas do tabuleiro cobertas pelas flechas traçadas no tabuleiro.
Pode-se dizer que sobre um tabuleiro sem peças ou peões, posicionado no centro do tabuleiro, o BISPO tem treze possibilidades de ser jogado. Por outro lado se está posicionado em um dos cantos do tabuleiro, controla apenas sete casas.
Se compararmos o BISPO com a torre, que controla sempre catorze casas, podemos deduzir que os BISPOs são menos poderosos do que as torres.
Ao iniciar uma partida de xadrez, cada um dos jogadores tem a sua disposição dois BISPOS. Um se movimenta pelas casas brancas e o outro pelas casas negras. È importante notar que do inicio ao final do jogo o BISPO deve permanecer na diagonal da mesma cor. Ou seja, o BISPO que se movimenta pelas casas brancas permanecerá sempre nas casas brancas e o das negras sempre nas casas desta cor.
Capturando com o BISPO

Na posição do diagrama o BISPO branco está ameaçando, simultaneamente, o cavalo (de h2) e o peão negro (de c7) e poderia captura-los situando-se na posição onde se encontram.
Por outro lado, a torre posicionada em “h6” não pode ser capturada uma vez que o peão branco em “g5” impede a ação do BISPO. Assim como está protegendo a dama branca que se encontra em c1 e o mencionado peão de g5.
No jogo de xadrez não se pode capturar os peões nem as peças do próprio bando, no exemplo que se vê no diagrama, o BISPO poderia movimentar-se para sete casas diferentes (d2, h2, e3, g3, e5, d6 e c7) e, em duas destas casas, poderia capturar uma peça adversária (o cavalo de h2) ou o peão (de h4).
Por outro lado, a torre posicionada em “h6” não pode ser capturada uma vez que o peão branco em “g5” impede a ação do BISPO. Assim como está protegendo a dama branca que se encontra em c1 e o mencionado peão de g5.
No jogo de xadrez não se pode capturar os peões nem as peças do próprio bando, no exemplo que se vê no diagrama, o BISPO poderia movimentar-se para sete casas diferentes (d2, h2, e3, g3, e5, d6 e c7) e, em duas destas casas, poderia capturar uma peça adversária (o cavalo de h2) ou o peão (de h4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário