terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Jogo da Ópera (Partidas Famosas)



Paul Charles Morphy (New Orleans, EUA, 22/06/1837 — 10/07/1884) foi um famoso enxadrista estadunidense do século XIX e incontestavelmente o melhor jogador de sua época. Morphy é chamado de "o gênio efêmero" em razão da sua curta carreira dominou totalmente o xadrez na metade do século 19 com ataques e sacrifícios inspirados. Mas o que realmente permitiu a Morphy jogar, durante muitos anos, com um estilo que à frente de sua época foi a sua compreensão dos princípios básicos da teoria de aberturas.

A ideologia do xadrez de Paul Morphy foi contundente no que diz respeito aos primeiros 10 a 15 lances da partida: estabelecer o controle do centro com um jogo de peças muito ativo criando a maior pressão e ameaças possíveis. O estilo super agressivo de Morphy criando iniciativas perigosas já na abertura levava a sacrifícios e ataques devastadores o que lhe permitiu ganhar muitas partidas rapidamente devido a pressão constante desde o primeiro lance. 

A partida que veremos a seguir foi jogada em 1858 em uma casa de ópera em Paris, entre o mestre de xadrez americano Paul Morphy e dois fortes jogadores amadores, o nobre alemão Charles II, Duque de Brunswick e o aristocrata francês Conde Isouard, está entre os jogos de xadrez mais famosos de todos os tempo. Charles II e Isouard podiam conversar, trocar ideias e decidirem juntos o lance a ser executado no tabuleiro. Esta partida é frequentemente usada por instrutores de xadrez para demonstrar a importância do rápido desenvolvimento das próprias peças, o valor dos sacrifícios em combinações e outras lições.

Um Desenvolvimento Rápido das Peças + Ameaças Consistentes/Pressão = um Forte Ataque

Paul Morphy vs Charles II + Isouard [Italian Opera House - Paris 1858]
1.e4 e5 2.Cf3 (desenvolve o Cavalo em direção ao centro do tabuleiro e, ao mesmo tempo, ataca a casa e5)

2...d6 (esta defesa é muito passiva, melhor seria as negras jogarem mais ativamente, por exemplo, com 2...Cc6 ou 2...Cf6) 

3.d4 (as brancas exploram o centro e aplicam mais pressão sobre a casa e5)

3...Ag4?! 

As negras procuram jogar ativamente e cravam o Cavalo do rei das brancas, mais seguro seria 3...Cd7.

4.dxe5 (as brancas obrigam as negras a fazer algumas trocas) 

4...Axf3 este lance dá às brancas o par de Bispos e, principalmente, algumas jogadas extras mediante o desenvolvimento da Dama até a casa f3)

5.Dxf3 dxe5 6.Ac4


As brancas colocam o Bispo no jogo de uma maneira ativa - ameaçando o xeque mate em f7.

6...Cf6?! (este lance permite às brancas apoderarem-se de uma iniciativa perigosa - agora as negras precisam ter muito cuidado)

7.Db3!

Morphy joga com precisão e cria um ataque duplo nas casas f7 e b7.

7...De7 (é o unico lance para defender a casa f7. Esse lance (7...De7) é melhor do que 7...Dd7, pois se as brancas jogam 8.Dxb7, as negras podem trocar as Damas e reduzir a pressão jogando 8...Db4+!)

8. Cc3 (Morphy, ao invés de capturar o peão de b7, prefere desenvolver mais uma peça e fortalecer a sua iniciativa. Além disso, agora as brancas ameaçam ganhar a Torre negra de "a8" jogando Dxb7, pois agora as negras já não têm o xeque com ...Db4)

8...c6 (com este lance as negras defendem o peão de b7 e também protegem as casas d5 e b5)

9.Ag5

As brancas continuam desenvolvendo as suas peças e aumentando a pressão na incomoda posição das negras sobre o tabuleiro. Debido a agressão de Morphy, as negras são incapazes de desenvolver de forma natural e conseguir uma cordenação de suas peças.

9...b5!? (em uma posição dificil, as negras tratam de ganhar espaço e empurrar as peças brancas para trás)

10.Cxb5!!

Morphy se nega a retirar-se com 10.Ad3 e permitir que as negras obtenham contrajogo com 10...Cd7 seguido de ...Cc5. Ao sacrificar o Cavalo em b5, Morphy imediatamente ganha 2 peões e um ataque muito perigoso explorando a imensa vantagem de desenvolvimento das brancas.

10...cxb5 11.Axb5+ Cbd7 12.0-0-0!


Morphy leva a cabo o ataque com perfeição, sem problemas e ainda traz uma das Torres para aumentar ainda mais a pressão sobre o Rei negro.

12...Td8 13.Txd7! (Morphy parte decisivamente para o ataque e faz o sacrificio para trazer para o jogo a peça que faltava - a torre de h1 – o mais rapidamente possivel, não dando tempo das negras reagirem)

13...Txd7 14.Td1 De6


As negras pretendem trocar as Damas, desembaraçar suas peças e fazer o roque - trazendo a Torre de h8 para o jogo. Mas as brancas não permitem nada disso.

15.Axd7+! Cxd7 16.Db8+!



Este sacrificio clássico rompe a ultima linha aberta da defesa negras.

16...Cxb8 17.Td8#



Xeque Mate!!!

Morphy ganhou este jogo de forma convincente porque esforçou-se em criar uma nova ameaça a cada movimento, assim como, uma pressão constante e obrigando o seu oponente a resolver problemas táticos. Morphy pegou rapidamente a iniciativa com a pressão contra o peão negro de e5, e em seguida trocou a sua atenção pelo desenvolvimento rapido com a ajuda da pressão contra os peões de f7 e b7. Morphy continuou a construção da pressão com um jogo ativo e reagindo à tentativa das negras de equilibrar o jogo com 9...b5? explorando sua vantagem no desenvolvimento com 10.Nxb5! Morphy concluiu o jogo com precisão lógica, trazendo cada uma das peças a participar no ataque o que levou a um belo xeque mate.