sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Mate de Damiano (Xeques Mates Famosos)


O xeque mate que veremos hoje caracteriza-se pela posição avançada de um peão branco situado na casa “g6”, ou de um peão negro situado na casa “g3” e é conhecido como o MATE DE DAMIANO.

Fica claro que a aparição de um peão inimigo “dentro do nosso roque” é preocupante, pois pode causar numerosas situações de mate. Entre outras coisas, o dito peão corta as casas de fuga do rei negro por meio das casas “f7” e “h7” (ou “f2” e “h2” no caso do rei das brancas) e, também, serve de apoio para que peças de maior potencial ocupe as casas mencionadas.

O português Pedro Damiano (?-1544) foi um enxadrista e teórico que viveu no século XVI e escreveu o primeiro Tratado importante de xadrez editado no idioma italiano, no ano de 1512. Neste tratado ele ensinava a jogar o xadrez e apresentou 72 problemas de xadrez, ainda que a maioria da obra fosse uma cópia da obra de Lucena e este, por sua vez, fosse uma cópia de manuscritos anteriores. O xeque mate que veremos a seguir recebeu o seu nome, pois até prova em contrario, Damiano foi o primeiro a descrevê-lo.

No diagrama abaixo podemos ver o duplo papel do peão posicionado na casa “g6”: a) serve de apoio para a sua Dama no ataque ao Rei adversário e b) impede a fuga do Rei adversário pelas casas “f7” e “h7”. Não podemos afirmar que este tipo de posição aparece com freqüência nas partidas de xadrez, mas é certo que nas aberturas do peão do rei e defesas sicilianas em que os jogadores atacam de forma violenta e geralmente com roques opostos, é possível encontrar esta combinação.
Na posição acima, a execução do xeque mate é muito simples: 1.Dh4+ Rg8 2.Dh7++ (e temos o xeque mate de Damiano).

Já no diagrama abaixo podemos observar outro exemplo, este já mais complicado, também proposto por Damiano. A combinação que permite às brancas chegar à vitória é muito bonita. Qual a sequencia vencedora?
A resposta ao desafio de Damiano exige a entrega das duas Torres brancas para que a Dama consiga o xeque mate: 1.Th8+!! Rxh8 2.Th1+ Rg8 3.Th8+! Rxh8 4.Dh1+ Rg8 5.Dh7 (e temos o xeque mate de Damiano!)

Uma variação deste xeque mate é aquela em que o peão incrustado no roque adversário é substituído por um Bispo. O diagrama abaixo mostra uma posição em que o roque das negras está enfraquecido e perguntamos:
como as brancas podem dar xeque mate nas negras?
Resposta: 1.Ah7+ Rh8 2.Ag6+ (este movimento do Bispo permite que a Torre branca entre na luta direta contra o Rei adversário e, ao mesmo tempo, faz com que o Bispo execute as funções de um peão posicionado na casa “g6” – impedindo que a Dama negra possa defender o seu Rei colocando-se na casa “h6”) 2...Rg8 3.Th8+!! (as negras usam o tema da atração para trazer o Rei negro de volta ao perigo) 3...Rxh8 e agora a Dama das brancas entra para decidir a partida com 4.Dh5+ Rg8 5.Dh7 (e temos o xeque mate de Damiano!)

Nenhum comentário: