terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Mate de Anastasia (Xeques Mates Famosos)


O xeque MATE DE ANASTASIA tem como tema típico a posição sobre o tabuleiro abaixo, onde o Cavalo estaria controlando as possíveis casas de escape do Rei adversario.

O nome deste mate tem sua origem na novela "Anastasia e o jogo de xadrez", do poeta alemão Wilhelm Heinse (1746-1803), onde um viajante imaginário conta por meio de cartas suas experiências de viagem, que giram em torno do jogo de xadrez,  pela Itália.

Este mate ocorre com relativa freqüência após o sacrifício de uma peça na casa “h7” (ou na casa “h2” quando o mate é realizado pelas negras). Outro ponto importante no xeque mate da Anastásia é o fato de não existir o peão branco da coluna “h”, de modo a deixar a coluna aberta para que a Torre tenha o caminho livre para atuar. Além disso, as casas g8 e g6 devem estar controladas pelo Cavalo para que o Rei negro não possa escapar por elas.

Este xeque mate aparece principalmente em partidas de torneios em que os jogadores tenham realizados os roques em flancos opostos – ou seja, as brancas realizaram o roque grande e as negras o roque curto, por exemplo, ou vice-versa. No diagrama abaixo podemos ver o esquema básico deste mate:

Vejamos a sequencia de lances que deu a vitória às brancas, no diagrama acima, em que o condutor das peças brancas arremata a partida de uma forma contundente seguindo o esquema do Mate de Anastasia: 1.Ce7+ Rh8 2.Dxh7+! Rxh7 3.Th1++ Dh4 4.Txh4++ e temos o mate do tema!

No diagrama a seguir temos outra posição interessante tirada de uma partida de xadrez entre um enxadrista amador e o jogador alemão Kurt Richter, um dos criadores da variante Richter-Rauzer da defesa siciliana. Como podemos observar Richter, com as peças negras, tinha a sua Dama cravada, mas a aplicação pratica do xeque mate da Anastásia permitiu que ele conquistasse a vitoria.

Vejamos a sequencia de lances que deu a vitória às negras:1...Ce2+ 2.Rh1 Txh2+! 3.Rxh2 Th8+ 4.Dh6 Txh6+ 5.Axh6 Dxh6++ e temos o mate do tema!

Outros exemplos práticos do mate de Anastasia

1) Meo - Guistolisi (Roma, 1969) : jogam as negras e ganham

RESPOSTA1...Ce2+ 2.Rh1 Dxh2+ 3.Rxh2 Th4++

2) Torre - Ribli (Alicante, 1983) : jogam as brancas e ganham
RESPOSTA:  
1. Cg6! hxg6 [a melhor resposta para as negras era perder a qualidade jogando 1...Cc6; mas depois de 2.Cxf8 Rxf8 3.De6 a vantagem das brancas é clara e devem ganhar sem problemas]

2.De6+ Df7 [Se 2...Rh7 3.Tf3 g5 4.Th3+ Rg6 5.Ce7+ e as negras devem sacrificar a Dama para evitar o mate; Se 2...Tf7 3.Dxe8+ Tf8 4.Ce7+ e as negras devem sacrificar de novo a Dama para evitar o mate]

3.Ce7+ Rh7 4.Td3!! [e o mate é inevitável]

4...Dxe6 [Se 4...Rh6 5.Th3+ Rg5 6.De3+ seguido de mate]

5.Th3++
By José Pérez




2 comentários:

André Professor de xadrez disse...

PARABÉNS MESTRE.. EXCELENTE...

Wagner Moreira disse...

Excelente Blog. Parabéns e obrigado por compartilhar!