segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Mate de Cavalo ou Mate de Lucena (Xeques Mates Famosos)


No diagrama abaixo podemos ver a posição final típica do Mate de Cavalo. 

A principal característica deste tipo de xeque mate é que o rei está bloqueado por suas próprias peças e que a peça que executa o mate é o Cavalo, daí a denominação do mate. Normalmente, como vemos no diagrama, o rei que sofre este tipo de mate encontra-se posicionado no canto do roque pequeno.

O exemplo de Damiano
Damiano foi um farmacêutico Português que em 1512 publicou um tratado de xadrez no qual aparece um exemplo típico do mate de Cavalo. 

Como podemos ver no diagrama acima a Dama negra defende a temática casa “f7”, o que impede que se jogue diretamente o Cavalo. Caso as brancas joguem 1.Cf7 + ele seria capturado pela Dama negra. 

Mas as brancas dispõem de uma jogada demolidora, a chamada jogada de desvio que tira a Dama negra da defesa da casa “f7”. As brancas jogam 1.Dxh7 +!! E as negras são obrigadas a jogar 1... Dxh7 abandonando a defesa da casa “f7” o que permite às brancas jogarem 2.Cf7 + + (xeque mate).

O exemplo de Lucena
Luis Ramírez de Lucena, (1465-1530) enxadrista espanhol do século XVI, um teórico importante do xadrez, nasceu na Espanha no século XV, apresentou em seu Manuscrito de Göttingen uma variante muito artística e conhecida do Mate de Cavalo. Essa variante aparece com alguma frequência sobre os tabuleiros e cujo conhecimento é muito útil na competição enxadrística.

Nota: Esta combinação também é atribuída, em alguns textos, ao famoso enxadrista francês André Danican Philidor, mas já havia sido publicado por Lucena no livro "Repetición de Amores y Arte de Ajedrez", em Salamanca no ano de 1497.

A partir da posição do diagrama acima, as brancas ganham jogando a seguinte sequencia: 1.Cf7+ Rg8 2.Ch6+ Rh8 (obviamente se 2... Rf8, 3.Df7 + + é xeque mate) 3.Dg8+! Txg8 4.Cf7+ + (xeque mate).
by José Luis Pérez

Um comentário:

nawan jaime disse...

oi meu nome e nawan eu queeria uns mates q ensinao do começo do jogo