sexta-feira, 22 de maio de 2009

O movimento das peças de xadrez: a DAMA

A DAMA é a peça com o maior campo de ação no jogo de xadrez e se move sobre o tabuleiro somando-se os movimentos das torres e dos bispos.

Ou seja, a DAMA se movimenta pelas colunas e linhas (tal qual as torres) e, também, pelas diagonais (tal qual os bispos).

Pode se movimentar uma ou mais casas de uma única vez, mas não pode “passar por cima” de uma peça ou peão, desta forma, se detém diante de um obstáculo ou ainda pode captura-los, desde que a peça ou o peão seja do adversário.

No diagrama ao lado, por exemplo, a DAMA pode mover-se desde a posição na qual se encontra para qualquer uma das casas do tabuleiro cobertas pelas flechas traçadas no tabuleiro.

Pode-se dizer que sobre um tabuleiro sem peças ou peões, posicionado no centro do tabuleiro, a DAMA tem vinte e sete possibilidades de ser jogada. Por outro lado se está posicionada em um dos cantos do tabuleiro, controla apenas vinte e uma casas.

Capturando com a DAMA

A DAMA pode capturar as peças inimigas que se encontram situadas nas casas às quais ela pode ser jogada, desta forma, a DAMA captura da mesma forma que se move.

Na posição ao lado a DAMA está ameaçando, simultaneamente, dezenove casas (c2, c4, c6, d3, d4, d5, e1, e2, e3, e5, e6, f3, f4, f5, g2, g4, g6, h1 e h7), sendo que em três delas capturaria uma peça negra o cavalo (de e1), a dama (de h1) e o bispo (de h7).

Mas a torre (de a8) e o peão (de a4) não podem ser capturados pela DAMA branca, pois A ação dela se vê interrompida pela torre branca (de b4) e pelo cavalo branco (de b7).
Também o REI negro não se encontra em xeque pela ação interceptora do peão branco à sua frente.

Cabe ressaltar, também, que na posição acima a DAMA branca se encontra “cravada” pelo bispo negro (note que atrás da DAMA branca se encontra o REI branco) e assim sendo, os movimentos até as casas c4, c6, d4, d5, e1, e2, e3, e5, e6, f3, f4, g2, g4 e h1 seriam ilegais já que se movendo até uma destas casas o bispo negro (posicionado em h7) poderia capturar o rei branco.

Nenhum comentário: