quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aplicação dos Conceitos da Abertura


1. e4
Será este um bom lance na abertura? Vamos ver:

  a) Ao avançar o Peão para a casa “e4” duas diagonal são abertas: uma para a saída do Bispo do Rei e a outra para a Dama. Logo, este é um lance de desenvolvimento.

  b) Após o avanço, o Peão situa-se numa casa central e domina uma delas. Logo, é um lance de ação central.

A resposta afirmativa às duas perguntas sobre um lance de abertura (É um lance de desenvolvimento? É um lance de ação central) nos indica que este deve ser um lance indicado na abertura. Este lance não é de ataque nem de defesa, é considerado um lance neutro.

1... e5
As mesmas observações valem para as Negras.

2. Cf3


- É lance de desenvolvimentoObserve que o Cavalo, em sua casa inicial dominava três casas: e2, f3 e h3. Com este lance, ele passa a dominar oito casas: g1, e1, d2, d4, e5, g5, h2 e h4

- É lance de ação central: Das oito casas dominadas, duas delas são centrais (d4 e e5).

- É lance de ataque: Ameaça o Peão negro de e5.

- Melhor casa para o Cavalo: Observe que nas casas e2 ou h3 o seu raio de ação seria menor e no segundo caso, sequer teria ação central.

Agora as Negras tem um problema para resolver: como defender o Peão atacado?

Vamos analisar as possibilidades:

  a) 2 ... f7-f6
  Apesar de defender o Peão, este lance não é recomendável, pois priva o Cavalo do Rei de sua melhor casa, ou seja, onde ele dominaria oito casas, sendo duas delas centrais. Além disso, enfraqueceria um futuro roque pequeno, pois desestabilizaria a barreira de Peões do roque (abre a diagonal a2-g8 por onde poderia atuar o Bispo ou a Dama brancos). Sua ação central também não seria muito efetiva, pois apenas defenderia o Peão atacado. Após o avanço limitaria a possível saída da Dama negra via diagonal d8-h4.

Nota: Se as Negras realizarem este lance, uma possível linha seria: 2 ... f7-f6 3 Cf3xe5! f6xe5 4 Dd1-h5+ g7-g6 5 Dh5xe5+, seguido de 6 De5xh8, ganhando material.

  b) 2 ... d7-d6
  Defende o Peão, permite a saída do Bispo da Dama através da diagonal c8-h3, mas limita a ação do Bispo do Rei na diagonal f8-a3 e tem pouca ação central. Por isto não é considerada uma boa defesa

  c) 2 ... Dd8-e7
  Além de não exercer ação central efetiva, impede a saída do Bispo do Rei.

  d) 2 ... Dd8-f6
  A Dama se posiciona na melhor casa do Cavalo e se expõe, após o avanço do Peão da Dama branco, ao ataque do Bispo da casa “c1”. Sua ação central é muito pequena. Por estes motivos não é uma defesa recomendada.

  e) 2 ... Bf8-d6
  Bloqueia o avanço do Peão da Dama negro e conseqüentemente impede o desenvolvimento do Bispo da Dama negro.

  f) 2 ... Cb8-c6
  Defende o Peão do Rei atacado, exerce ação central (casas e5 e d4), é lance de desenvolvimento (amplia o raio de ação do Cavalo de 3 casas iniciais para 8 casas) e não impede a saída de nenhuma de suas peças.


Sem duvida alguma, a melhor opção de resposta para as negras neste momento é a opçãp f). Assim sendo as Negras seguem a partida jogando este lance:

2... Cc6

e as Brancas seguem a partida com:

3. Cc3
Em sua casa inicial este cavalo dominava apenas 3 casas (a3, c3, d2), com este lance passou a dominar 8 casas (b1, d1, e2, e4, d5, b5, a4, a2), logo é um lance de desenvolvimento. Das oito casas que passou a dominar, 2 delas são centrais: d5 e e4.

3... Cf6
As Negras optaram por este lance pelas mesmas razões apresentadas acima.
  A posição que se chegou neste momento é chamada de Abertura dos 4 Cavalos. Confira a posição no diagrama abaixo:


4. Bb5
Vejamos as vantagens deste lance:

  a) Em sua casa inicial este Bispo dominava as casas g2, e2, d3, c4, b5 e a6. Após se posicionar em b5, continuou dominando o mesmo número de casas da diagonal f1-a6 e passou a dominar as casas a4 e c6, ou seja, ampliou o seu raio de ação, caracterizando um lance de desenvolvimento.

  b) É um lance de ataque, pois ameaça o Cavalo negro de c6, que age no centro do tabuleiro e por este motivo, dizemos que o Bispo tem ação indireta no centro.
  Observe que já existe a ameaça branca Bxc6, deixando o Peão negro de e5 indefeso e atacado pelo Cavalo branco de f3.

  c) Torna possível o roque pequeno.

Observação:
Após a análise anterior, somos levados a pensar que as Negras devem defender o Peão do Rei, pois as Brancas ameaçam 5.Bxc6 seguido de 6.Cxe5.

Um lance que poderia passar pela cabeça ao invés do jogado na partida seria 4 ...d6, mas ele obstruiria a saída do Bispo do Rei, e não devemos posicionar as peças na abertura de maneira que impeçam o desenvolvimento das outras. Assim sendo as Negras jogaram:

4...Bb4
Com o lance do texto, as Negras optaram pela defesa pelo contra-ataque. Observe que as Negras passaram a atacar o Cavalo branco posicionado na casa “c3”, que também defende o seu Peão do Rei, que está atacado pelo Cavalo do Rei negro.

Se as Brancas seguirem a idéia de ganhar o peão, a partida seguiria assim: 5.Bxc6 (com idéia de ganhar o Peão do Rei negro), seguiria 5...dxc6 6.Cxe5 Bxc3 7.bxc3 Cxe4 e as Negras recuperam o Peão.

Portanto, ao jogar 4...Bb4 as Negras realizaram um lance de desenvolvimento, de defesa (pelo contra-ataque) e de ação central (indireta, pois ataca o Cavalo branco de c3 que tem ação no centro).

Com este lance, aprendemos um novo conceito: a defesa pelo contra-ataque.

5. 0–0
O ROQUE deve ser realizado por quem se inicia no xadrez o mais rápido possível, e de preferência, o roque pequeno. Por que?

O ROQUE coloca o Rei em segurança e coloca a Torre em jogo rapidamente. Veremos alguns casos em que se faz o roque grande com o objetivo de atacar pela ala do Rei quando as peças já estão instaladas naquele setor do tabuleiro e o Rei adversário fez o roque pequeno. A isto segue o avanço dos Peões desta ala (do Rei) apoiados pelas Torres na primeira horizontal.

Há ocasiões onde o "atraso" do roque é proposital para verificar qual dos roques o adversário fará para fazer a sua opção, mas de maneira geral, o melhor é rocar o mais cedo possível e de preferência o roque pequeno. 

5... 0–0
A luta começa a tomar forma. As Negras optam por fazer o ROQUE na mesma ala que as Brancas, o que começa a caracterizar uma luta no centro do tabuleiro. Se rocassem em lados opostos, ambos teriam o plano de avançar os Peões das alas contrárias aos seus respectivos roques para atacar o roque adversário.

6. d3
As Brancas defendem seu Peão central ao mesmo tempo em que abrem a diagonal para a saída de seu Bispo da Dama. É um lance de defesa e de desenvolvimento.

6... d6
Pelos mesmos motivos das Brancas.

7. Bg5


Em sua casa original (c1) o Bispo branco dominava somente as casas de sua diagonal aberta, agora age também sobre as casas h4 e f6 (onde se encontra o Cavalo adversário). Logo, este é um lance de desenvolvimento.

Observe que o Cavalo negro está “CRAVADO” (não deve mover-se, pois o Bispo capturaria a Dama). Concluímos então que também é um lance de ataque.

Em contrapartida, as Negras não temem 8.Bxf6, pois seguiriam com 8...Dxf6.

Mas a ameaça do primeiro jogador é outra: 8.Cd5!, atacando novamente o Cavalo do Rei negro, seguido de 9.Cxf6+ gxf6 (forçado) 10.Bh6 e as Brancas conseguem romper a barreira do roque negro, abrindo a coluna "g" para um ataque. Essa manobra somente é possível por causa do Cavalo negro cravado.

7... Bxc3
Levando em consideração a análise feita no lance anterior, as Negras percebem que é necessário trocar seu Bispo pelo Cavalo branco para evitar que ele se dirija à casa d5.

Se ao invés de capturar o Cavalo situado na casa “c3” as Negras jogassem: 7...h6 com o objetivo de combater a “CRAVADA do Cavalo”, seguiria 8.Bh4 g5 e a barreira de Peões do roque está enfraquecida.

Além disso, todo avanço de Peões deve ser muito bem pensado, visto que é a única peça que não retorna, portanto, a casa que ele deixa de vigiar após seu avanço não poderá mais ser defendida por ele.
Após este tipo de pressão dos Peões (7...h6 8.Bh4) geralmente o Bispo retrocede para a casa “g3”, mas neste caso específico há uma continuação interessante: 9.Cxg5! hxg5 10.Bxg5 Bxc3 (único movimento que evita 11.Cd5!) 11.bxc3 Dd7 12.Df3 Rg7 13.Dg3, seguido de f4.

8. b2xc3


As Brancas capturam o Bispo. Uma possível continuação para a partida após o lance 7...Bxc3 seria: 8...De7 9.Te1 Cd8 10.d4 Ce6 11.Bd2 c6 12.Bd3 Dc7 13.Db1 Td8 14.Db3 Bd7 15.Tb1 e o jogo está equilibrado.

Ensinamentos desta Mini-Partida

1º) Lance inicial recomendável: 1.e4 e sua melhor resposta 1...e5.

2º) Ataque direto à peça adversária: 2.Cf3, atacando o Peão da casa “e5”

3º) Defesa direta de peça atacada: 2...Cc6, protegendo o Peão do Rei atacado pelo Cavalo no lance anterior. Vimos também porque 2...Cc6 é a melhor defesa para o Peão atacado.

4º) Casas ideais para os Cavalos: Brancas: c3 e f3; Negras: c6 e f6. Veja o segundo e terceiro lances de cada um dos lados.

5º) Casas eficientes para os Bispos quando os Cavalos inimigos estão em c6 e f6: Respectivamente as casas b5 e g5, pois não há o problema do avanço do Peão à c6 (ou f6) expulsando o Bispo. Vide os lances: 4.Bb5 Bb4 e o lance 7.Bg5

6º) Ataque indireto à peça inimiga: O lance 4.Bb5 é um exemplo disto, pois ameaçava 5.Bxc6, eliminando a defesa do Peão do Rei negro, para seguir com sua captura pelo Cavalo.

7º) Defesa indireta da peça atacada ou defesa pelo contra-ataque: Veja a análise do lance 4 ...Bb4.

8º) Lances de desenvolvimento e ação central: Os quatro primeiros lances de cada lado e o lance 7.Bg5.

9º) Razões para fazer o ROQUE o mais cedo possível

10º) Troca de peças para anular o plano inimigo: Um exemplo foi o lance 7...Bxc3, com o objetivo de evitar 8.Cd5! que seria desastroso para as Negras, pois enfraqueceria seu roque.

Nenhum comentário: