quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Partida de Xadrez



Uma vez compreendida e assimilada as regras do jogo e as noções preliminares, podemos passar a estudar a parte prática do jogo, ou seja, a Partida de Xadrez. É ela um conjunto de jogadas ou lances, com um único objetivo para cada lado, qual seja o de dar xeque-mate no adversário.

A cada jogada segue-se uma resposta do adversário e, da repetição destes movimentos, resulta a partida de xadrez.

A jogada é a partida reduzida à expressão mínima e rudimentar.

Classificação das Jogadas
As jogadas classificam-se em:

a) Jogadas de ataque
Aquela que cria uma situação de perigo ao adversário.

b) Jogadas de defesa
Aquela que estabelece uma proteção para o lado que a realiza.

c) Jogadas neutras
É a jogada que, por exclusão, não é nem de ataque e nem de defesa. Estão incluídas nesta designação os lances para a colocação de peças no jogo, também chamados de lances de desenvolvimento.

d) Jogadas errôneas
Aquela que propicia ao adversário uma vantagem imediata, ou alguns lances após, ao adversário.

Relações entre Jogadas e Respostas
Podemos estabelecer as seguintes relações entre as jogadas e as respostas:

a) Jogada de Ataque
Resposta: defesa ou contra-ataque.

b) Jogada de Defesa
Resposta: ataque ou preparação de ataque.

c) Jogada Neutra
Resposta: ataque ou preparação de ataque.

d) Jogada Errônea
Resposta: aproveitamento do erro.

Esta classificação de jogadas e o quadro de suas relações com as respostas não devem ser considerados nem completos e, tampouco, perfeitos. Apresentam apenas interesse didático, com a finalidade de facilitar, tanto quanto possível, o estudo dos principiantes.

Como Conduzir uma Partida
Desde que o jogo de xadrez seja uma luta e, como tal exija a participação de elementos de combate, a primeira preocupação do enxadrista, ao iniciar uma partida, será tirar as peças de suas desfavoráveis casas iniciais, ampliando-lhes o raio de ação e, por conseqüência, a capacidade de luta de cada uma. A isso denominamos Desenvolvimento de Peças.

Outra preocupação inicial do jogador é que as peças sejam desenvolvidas tendo em vista as casas centrais do tabuleiro (conforme vimos na aula Conceitos de Desenvolvimento e Centro).

A importância do desenvolvimento das peças e das casas centrais são fatores que conduzem o enxadrista a uma posição vantajosa na abertura.

O Lance Próprio
Antes de realizar um lance, na abertura, o jogador deve responder, afirmativamente, às seguintes perguntas:

a) O lance atende ao desenvolvimento?
b) O lance tem ação no centro do tabuleiro?

Esses são os objetivos iniciais e devem ser sempre seguidos pelo iniciante.

Uma vez vencida a fase da abertura, a jogada para ser realizada, deve continuar a ter uma finalidade, quer seja de ordem estratégica, quer seja de ordem tática. Lances sem objetivo são inúteis, ocasionando perdas de tempo e mesmo a derrota.

O Lance do Adversário
O lance do adversário deve ser estudado cuidadosamente, procurando descobrir-lhe as intenções.

Antes de tudo é preciso pensar nas intenções do rival. Se não proceder desta maneira, há o risco de perda de material e até do xeque-mate imediato.


Graças ao procedimento simples e intuitivo de analisar os planos contrários, o jogador põe-se a salvo de surpresas desagradáveis.

RESUMINDO
Na realização de qualquer jogada, o jogador deve atender a duas perguntas fundamentais:
a) Qual a intenção do adversário com seu ultimo lance?
b) Qual finalidade tem a jogada que pretendo realizar?

Na fase da abertura do jogo, alem dessas perguntas o jogador deve atender, afirmativamente, a outras duas:
a) O lance atende ao desenvolvimento?
b) O lance tem ação no centro?

Conceitos da Abertura
O desenvolvimento da ABERTURA deve obedecer a quatro princípios básicos em duas etapas distintas:

a) ANTES DO ROQUE
    1) Controle do Centro do Tabuleiro: Dentro deste principio, convém jogar e2-e4 com as peças Brancas e e7-e5 com as peças Negras. Convém ao principiante iniciar a partida sempre com o Peão do Rei, pois conduz a partidas de mais fácil entendimento.
    2) Desenvolvimento de Cavalos e Bispos: Preferencialmente nesta ordem
    3) Preparação do ROQUE
    4º) Execução do ROQUE nos 10 primeiros lances

b) DEPOIS DO ROQUE
    1º) Controle do Centro do Tabuleiro
    2º) Desenvolvimento de peças
    3º) Abertura de linhas
    4º) Mobilidade e Harmonia entre as peças
É um erro comum no principiante iniciar ataques com o próprio Rei na coluna central do tabuleiro. O Rei fica exposto a contra-ataques e na maioria das vezes leva xeque-mate em poucos lances. Daí vem a importância de realizar o roque o quanto antes possível.

Observação sobre os princípios enunciados acima
É importante notar que o respeito a estes princípios permite ao principiante encontrar qual o melhor lance a executar entre vários a sua disposição.
Basta que prefira sempre o lance que atenda ao maior numero dos quatro princípios em cada etapa da abertura. Procedendo assim, dificilmente fará um lance ruim.

Para maiores esclarecimentos sobre o procedimento nas aberturas, citaremos a seguir os conceitos enunciados por autores já consagrados:

1º) No inicio do jogo não mover nenhum peão que não seja o PEÃO DO REI (e2-e4) ou o PEÃO DA DAMA (d2-d4). Exceto, é claro, nas aberturas da Ala da Dama quando se pode jogar c2-c4 antes de Cb1-c3.

2º) Na abertura, NÃO SE DEVE mover DUAS VEZES a mesma peça.

3º) Deve-se mover os Cavalos antes dos Bispos.

4º) NÃO CAPTURE o Cavalo do Rei do seu adversário ANTES QUE ELE TENHA FEITO O ROQUE.

5º) Sempre que possível, desenvolva uma peça que represente alguma ameaça para o adversário.

6º) Não movimente a sua Dama precocemente. Ou seja, antes de completar o desenvolvimento das peças menores: Cavalos e Bispos.

7º) Faça o ROQUE, preferencialmente o da Ala do Rei (Roque Pequeno), o mais rapidamente possível.

8º) Na abertura jogue sempre procurando obter o controle do CENTRO do tabuleiro.

9º) Esforce-se para manter sempre, ao menos um peão no CENTRO do tabuleiro.

10º) Não faça movimentos de peças que bloqueiem o desenvolvimento das próprias peças.

11º) Evite perdas de tempo. Por exemplo: muitos xeques durante a Abertura podem ser aparados pelo adversário com lances que favorecem o desenvolvimento das peças dele.

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