sexta-feira, 26 de junho de 2009

Casos de Empate: Xeque-Perpétuo

O xeque-perpétuo ocorre quando o jogador que está recebendo o xeque não consegue escapar dos xeques sucessivos que seu adversário lhe aplica.

O xeque-perpétuo é um recurso que um jogador inferiorizado (inferiorizado, no sentido de que está perdendo a partida) usa para salvar-se.

No diagrama ao lado, as negras têm o Rei (posicionado na casa "h6"), uma Torre (posicionada na casa "b2"), um Bispo (posicionado na casa "b6") e um peão (posicionado na casa "h7"). Já as brancas têm o Rei (posicionado na casa "h1") e uma Torre (posicionada na casa "b2").

Se analisarmos a posição em termos de "material", as negras estão ganhas, pois têm uma peça (Bispo) e um peão à mais. Porém, em sendo a vez das brancas jogarem, as negras não conseguem vencer a partida. Mas como isso é possível?

Para responder esta questão basta analisar a posição do Rei das brancas no tabuleiro.

Se olharmos atentamente veremos que o Rei branco está "afogado", pois não pode se mover para nenhuma casa do tabuleiro sem que fique em xeque.

Vejamos: a Torre negra posicionada na casa "b2" toma conta das casas g2 e h2 enquanto que o Bispo negro posicionado na casa "b6" toma conta da casa g1. Assim sendo, caso as brancas consigam fazer desaparecer a sua Torre (posicionada na casa g7) do tabuleiro, a partida estará empatada, pois as brancas não têm como mover o Rei.

Logo, o lance que as brancas devem fazer é mover a Torre tentando "entregá-la" ao adversário. Isto pode ser feito com: 1.Tg7-g6+ (veja o diagrama ao lado).

Como a Torre não pode ser capturada pelo Rei ou pelo peão negro, pois do contrário o Rei branco estará afogado, as negras deverão jogar 1...Rh6-h5.

As brancas devem insistir em "entregar" a Torre, assim sendo, tornarão a dar xeque jogando 2.Tg6-g5+ (ver o diagrama ao lado). E mais uma vez as negras moverão o Rei ao invés de fazer a captura jogando: 2...Rh5h6.

As brancas seguem tentando entregar a Torre, mais uma vez dando xeque no Rei adversário com: 3.Tg5-g6+ e assim sucessivamente até a posição se repetir pela 3ª vez quando a partida será declarada empatada por repetição da posição.

(by Mario Vaz)

3 comentários:

thayspirett disse...

oieee visite o blog da @jenefercullen o endereço é http://santaingnoranca.blogspot.com/ tbm siga ela no twitter! obg!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wander Jr disse...

Finalmente consegui entender o cheque-perpétuo. Sou iniciante e estou lendo o livro Meu Primeiro livro de Xadrez. Parabéns pela dica