segunda-feira, 2 de julho de 2012

O XEQUE MATE COM A RAINHA (mates básicos)



No xadrez denominamos de xeques mates básicos ou simples aqueles que ocorrem quando um dos lados é deixado apenas com o seu rei e o seu adversário tem uma ou mais peças que podem forçar o xeque mate. Note-se que é possível dar xeque-mate ao rei solitário quando temos uma rainha, ou uma torre, ou um bispo e um cavalo ou dois bispos. Por outro lado se temos apenas dois cavalos será impossível forçar o xeque mate contra o rei sozinho. Obviamente, em uma situação de rei e peão contra rei podemos forçar o xeque mate se pudermos promover o peão e torná-lo uma rainha ou uma torre.

Além disso, quando um dos lados tem apenas o rei no tabuleiro, pelo regulamento, ele pode exigir que o seu adversário de xeque-mate em menos de cinqüenta lances. Se o lado com a peça a mais não conseguir o xeque mate antes dos cinqüenta lances, o jogo xadrez é declarado empatado.

O XEQUE MATE COM A RAINHA

Naturalmente, sendo a Rainha a peça mais forte, esta é a execução técnica de xeque mate mais fácil de se conseguir. Basta levar o Rei do adversário a um dos limites do tabuleiro, ou seja: as colunas "a" ou "h" ou as linhas "1" ou "8".

É importante notar que se o Rei estiver colocado no centro do tabuleiro, ele terá oito casas de escape, e nessa situação, é impossível dar xeque-mate somente com a Rainha e o Rei. No entanto, uma vez encurralado na lateral, só tem cinco casas de escape e estas podem ser facilmente controladas pela ação conjunta do Rei e da Rainha.

A seguir vamos mostrar como dar o xeque mate partindo da posição do diagrama abaixo. 

Como mencionado mais acima, a primeira coisa a fazer é levar o rei do oponente para os limites do tabuleiro. Para tanto realizaremos jogadas com a Rainha e de aproximação do Rei tomando o cuidado de evitar uma situação de Rei afogado.


1. Df5, ...
Começamos por limitar os movimentos do Rei que já não pode mover-se na coluna "d", ou ir para a "e". É importante perceber que nós não demos xeque com a Rainha, os xeques são úteis somente quando o nosso Rei está próximo e impede o acesso do Rei contrário às casas de escape. Uma regra básica no xeque mate com a Rainha é sempre tentar colocá-la a um salto de cavalo em relação ao Rei inimigo.

1. ..., Rc6
2. De5, ...
Outra vez a um salto de cavalo.

2. ..., Rd7
3. Df6, Rc7
4. De6, Rd8
5. Df7, Rc8
O tema de colocar a Rainha a um salto de cavalo se há repetido constantemente até conseguirmos encurralar o Rei em uma das laterais do tabuleiro. Agora só precisamos trazer o Rei para ajudar a Rainha a dar o xeque mate, sempre com muito cuidado para evitar o afogamento do Rei adversário.

6. Rc2, Rd8
7. Rc3, Rc8
8. Rc4, Rd8
9. Rc5, Rc8
10. Rc6, Rb8
11. Db7++

Alguns poderão dizer que na posição que estudamos, esta não é a maneira mais rápida de xeque-mate. Isso é verdade, e, eventualmente, você pode encontrar um caminho mais rápido. No entanto, essa é a forma mais simples, intuitiva e didática de encurralar o Rei adversário. É importante considerar que este artigo não é um problema de xadrez com xeque mate em “x” movimentos, mas sim um tutorial básico de xadrez.

Na mesma posição do diagrama é possível dar o xeque mate em 9 lances: 1. Dh7, Re5 2. Dd7, Re4 3. Dd6, Rf5 4. Rd2, Re4 5. Re2, Rf5 6. Rf3, Rg5 7. De6, Rh5 8. Rf4, Rh4 9. Dg4++.

3 comentários:

Pahim disse...

Muito bom este artigo Mário, muito instrutivo e ajuda muito a não afogar o rei adversário, uma coisa que ocorre com muita frequência.

Anônimo disse...

como faço pra escapar do xeque-mate contra o rei e rainha?

Unknown disse...

Eu nao sei joga mas to tentando aprender