sexta-feira, 26 de junho de 2009

Casos de Empate: O Rei Afogado


Este artigo será o primeiro de uma série dedicado a idéias de ataque e combinações mais freqüentes que podem surgir durante o transcurso de uma partida de xadrez.

Desta maneira os jogadores iniciantes poderão conhecer um conjunto de idéias básicas que lhes permitirão obter uma vantagem de material, ou defender-se de uma possível perda de tempo.

Um dos artigos do Regulamento do Jogo de Xadrez estipula que uma partida termina empatada quando o jogador que corresponde a vez de jogar, sem que o rei esteja em xeque, não possa realizar um movimento legal.

Este tipo de situação, geralmente, acontece nos finais de partidas, quando a maior parte das peças já saiu do tabuleiro.

É muito comum enxadristas iniciantes, que ainda não aprenderam os métodos para dar xeque mate, caírem neste tipo de situação e deixarem o rei adversário “afogado”.

A posição do diagrama ao lado reproduz um final de rei e dama contra rei, onde o lado com vantagem (as brancas) ganha facilmente a partida, mas devem tomar cuidado para não “afogar” o rei do adversário.

Como as brancas poderiam “afogar” o rei negro e empatar a partida?

Simples, olhando a posição do diagrama imagine que as brancas joguem: 1. Rf5-g6??

O resultado seria que as negras não poderiam mover o rei para nenhuma casa, pois a dama e o rei branco controlam todas as casas para as quais o rei negro poderia ocupar. Neste caso, visto que não existe uma jogada legal, diz se que o rei negro está “afogado” e a partida é declarada empatada!

Para qualquer enxadrista experimentado é óbvio que a jogada 1. Rf5-g6?? é muito ruim, já que na posição apresentada no diagrama bastam apenas três movimentos para dar o xeque mate: 1.Df7-e7 Rh8-g8 2.Rf5-g6 Rg8-h8 3.De7-e8++ (ou ainda 3.De7-g7++).

Em resumo, nós dizemos que uma situação de “rei afogado” ocorre quando o lado a que corresponde fazer o lance não pode não fazer nenhum movimento legal e seu rei não está em xeque.

(by Mario Vaz)

Nenhum comentário: