terça-feira, 9 de junho de 2009

O Xeque Atravessado ou Enfileirado

Outro tema enxadristico muito interessante e que sempre devemos ter na mente no momento em que estamos procurando uma possível combinação em uma partida de xadrez, é quando o rei e outra de suas peças estão na mesma coluna, (ver o primeiro diagrama), ou na mesma fila ou diagonal (ver o segundo diagrama).

Quando isto ocorre, existe a possibilidade de que possamos conseguir alguma vantagem material por meio do tema combinatório denominado “atravessado” ou “enfileirado”.

O xeque atravessado ou enfileirado refere-se ao fato de que ao levar o xeque o rei é obrigado a se movimentar e, desta forma, é possível capturar uma peça do adversário que estava atrás do rei.

É obvio que o xeque somente tem interesse se a peça a ser capturada for de um valor maior do que a peça que está dando o xeque, ou no caso de que a peça capturada não está defendida e tampouco pode ser defendida pelo rei ao escapar do xeque.

Também podemos usar o termo enfileirado ou atravessado quando a peça atacada em primeiro lugar não é o rei.

No terceiro diagrama podemos ver que a torre branca ameaça o bispo negro, porém se este se retira, então é possível capturar o cavalo.





(by Pepelu)

2 comentários:

Vinícius Gama disse...

Autoridade, esse blog vai evoluindo o nível do assunto ou vai ser básico msm?

Mario Vaz Jr disse...

Caro Vinicius, a idéia deste blog é incentivar pessoas a aprenderem a jogar xadrez e, também, dar dicas básicas àqueles que já sabem mover as peças e pretendem evoluir um pouco. Se você deseja informações mais técnicas, mais aprofundadas, deve procurar os blogs do Disconzi, Matsura, Krikor, Diamant, etc. Abraços,