terça-feira, 2 de junho de 2009

A Dupla Ameaça

O ataque duplo é uma arma tática utilizada tanto isolada quanto como elemento componente de combinações mais complexas.

Podemos afirmar que o ataque duplo representa a forma mais comum de elementos táticos na partida de xadrez.

Dificilmente veremos partidas - desde as de principiantes e até as de grandes mestres - onde não encontramos pelo menos uma ameaça de ataque-duplo.

A forma mais simples do ataque duplo é o assim chamado “garfo”, isto é, quando um peão ataca simultaneamente duas peças. Quem não sofreu em suas partidas um garfo?

Outro ataque-duplo muito comum é o "xeque duplo", quando atacamos o rei e outra peça ao mesmo tempo, normalmente de valor superior. Nesse sentido o xeque de cavalo é sempre o mais perigoso pela sua mobilidade e elasticidade. Mas é claro que as outras peças (dama, torre e bispo) também podem também ser a causa de ataques e xeques duplos.

No primeiro diagrama (à esquerda) podemos observar um caso típico de xeque duplo, uma das variantes do tema tático “o ataque duplo”.

Se correspondesse às brancas jogar agora, com o movimento 1. Ce4+ ganhariam material decisivo, já que o cavalo estaria atacando simultaneamente o rei e a dama do adversário.

Os principiantes geralmente caem neste tipo de ameaça, assim sendo é preciso ter muito cuidado com os saltos dos cavalos adversários.

Já o segundo diagrama (à direita) mostra o caso típico de um ataque duplo que os principiantes também costumam cair com certa freqüência.

Trata-se de um ataque duplo, citado mais acima, conhecido por “garfo”.

Neste caso de fosse a vez do jogador com as peças brancas jogar ele poderia seguir com 1.e5, atacando simultaneamente o bispo e a torre do adversário, com o que ganharia uma peça a troca de um peão.

Sem dúvida, as outras peças (dama, torre e bispo) podem também ser a causa de ataques duplos e xeques duplos. Já vimos exemplos de ataque duplo com o cavalo e com o peão, nos próximos veremos alguns exemplos que aparecem como protagonistas as demais peças de xadrez.

Exemplo de um ataque duplo com a dama

Exemplo de um ataque duplo com a torre

Exemplo de um ataque duplo com o bispo

Exemplo de um ataque duplo com o rei

by pepelu)

Nenhum comentário: