domingo, 8 de julho de 2012

COMO MELHORAR O NÍVEL DE JOGO?



Uma pergunta que sempre ouço dos meus alunos iniciantes, ou mesmo com alguma experiência, é: como eu posso melhorar o meu jogo?

O primeiro conselho que eu dou é: anote as partidas que você joga, ou pelo menos os primeiros 15 lances. É muito importante analisarmos as partidas que jogamos tanto para verificarmos os erros que cometemos, como os deslizes que o adversário cometeu e que não aproveitamos. Se você tiver um programa de xadrez, por exemplo, Fritz, Hiarcs, Houdini, etc., melhor ainda - coloque a partida para ele analisar e com certeza você aprenderá muito com as análises destes programas.

Outro conselho que dou aos meus alunos após um período inicial de aulas é para que joguem por correspondência/e-mail.

Jogar xadrez por correspondência/e-mail é uma forma interessante de você praticar xadrez, pois você:
- a) não precisa se deslocar de casa para um clube ou outro local para encontrar enxadristas; 
- b) pode fazer os lances no momento que for mais apropriado a você e
- c) ajuda a melhorar o seu desempenho, pois normalmente as partidas são mais disputadas e isentas de erros bobos.

No xadrez por e-mail você tem mais tempo para analisar a posição e decidir o lance que fará e também pode mover as peças e ver o resultado de uma ou mais variantes movendo as peças e estudando as diferentes variantes. Eu acredito que o xadrez por e-mail é um ótimo laboratório para estudarmos as aberturas e defesas que iremos jogar nas partidas ao vivo em campeonatos de clubes. Você pode jogar variantes mais arriscadas ou difíceis de calcular em uma partida ao vivo e ir ganhando confiança para jogar estas variantes nas partidas ao vivo.

Como eu faço para praticar o xadrez por correspondência ou por e-mail? Simples - existem vários sites gratuitos na Net. Eu uso e recomendo o site chesshere. Veja abaixo como abrir uma conta no chesshere:

Primeiro Passo
- Acessar a pagina do site www.chesshere.com para abrir a sua conta. Clicar em New User? (um pouco abaixo da palavra CHESSHERE MEMBERS) para iniciar o cadastro da sua conta.

Segundo passo
- Depois de cadastrar a conta você vai entrar na pagina principal do site. Para criar suas partidas de estudo por e-mail você vai clicar em START PLAY CORRESPONDENCE CHESS. Neste momento vai abrir uma nova pagina com os JOGOS ABERTOS - jogadores que estão querendo jogar. No geral estes jogos abertos são de partidas em que você deverá responder ao menos um lance por dia, às vezes um lance a cada dois ou tres dias. Como você está iniciando agora neste mundo do xadrez por e-mail, eu acredito que o melhor é você criar as suas próprias partidas com um tempo maior - minha sugestão é um lance a cada 7 dias. É importante notar que mesmo nas partidas com o tempo de um lance a cada sete dias, nada impede de você realizar dois, três ou mais lances em um mesmo dia. Se você acessar o site e ver que seus adversário já jogou, você pode responder imediatamente - não precisa aguardar os sete dias para responder.

Terceiro passo
- Para criar as suas próprias partidas você deve clicar no botão Click here to start a new game!. Vai abrir uma nova tela com várias opções para você escolher. 

A primeira escolha é: 
- Dias por movimento que eu sugiro você coloque 7.
- Depois vem a Cor escolhida e aqui você vai deixar Brancas para as três primeiras partidas.
- Agora vem O Tipo de jogo e você deixa como está, Com pontuação. Ou seja, a partida vai valer rating.

- Para os itens a seguir, Pontuação mínima e Pontuação máxima, deixe como está - sem limite.

- Para o item Temático, deixe como está - mais adiante usaremos esse recurso.

- E por ultimo a pergunta iniciar quantos jogos com esse formato? e minha sugestão é 3 com as brancas e 3 com as negras.

- Pronto! agora basta clicar no botão abaixo Iniciar Jogo! e aguardar que os interessados aceitem o seu convite e iniciem as partidas.

- E por ultimo a pergunta iniciar quantos jogos com esse formato? e minha sugestão é 3 com as brancas e 3 com as negras.


- Pronto! agora basta clicar no botão abaixo Iniciar Jogo! e aguardar que os interessados aceitem o seu convite e iniciem as partidas.

Bom, agora que você já se cadastrou e abriu algumas partidas eu vou dar uma outra dica que considero importante. Quando jogar uma partida por correspondência ou e-mail procure jogar os lances iniciais, da abertura ou defesa que escolher, o mais preciso possível. Para tanto é importante você ter um livro atualizado da abertura ou defesa que irá jogar. Você não tem um livro atualizado? Você não tem um livro? Sem problemas - vamos usar os recursos que a Net nos dá.

Um site bem legal que você poderá usar e que vai ajudá-lo bastante é o chesstempo.com, mais especificamente o recurso Bases de Xadrez. Acesse a pagina http://chesstempo.com/game-database.html e você verá um tabuleiro com as peças colocadas na posição inicial e à direita os chamados Lances Candidatos.

O que são os lances candidatos? Justamente as possíveis respostas para cada lance realizado no tabuleiro. Por exemplo, vamos supor que você inicie a partida avançando o peão do Rei duas casas à frente, ou seja, que você jogue: 1.e4

Se você clicar na primeira opção dos lances candidatos, justamente 1.e4, o peão do Rei se deslocará no tabuleiro e imediatamente surgirão os lances candidatos à direita. Entre outros: 1...c5; 1...e5; 1...e6; 1...c6; 1...d6 e assim por diante.

Digamos que o seu adversário responda ao seu primeiro lance (1.e4) com 1...e5. Se você clicar em 1...e5 o peão do Rei das negras se deslocará sobre o tabuleiro e surgirão os novos lances candidatos. Entre outros: 2.Nf3; 2...Nc3; 2.Bc4; 2.f4 e assim por diante.

Assim que você escolher e clicar sobre uma das opções, a peça ou peão se deslocará no tabuleiro e surgirão os novos lances candidatos e assim sucessivamente até que a “arvore de abertura” termine. Se você seguir estes lances sugeridos em suas partidas por correspondência/e-mail, com o tempo irá gravá-los em sua memória e não terá dificuldades em lembra-los no momento em que estiver jogando uma partida ao vivo, frente-à-frente ou na Net.

Bom, vou ficando por aqui. Espero que estas dicas ajudem você a melhorar sensivelmente o seu nível de jogo.

Nenhum comentário: