terça-feira, 31 de julho de 2012

O Mate do Pastor (Xeques Mates Famosos)



Após estudarmos os Xeques Mates Básicos (xeques mates com poucas peças no tabuleiro) vamos agora nos dedicar aos xeques mates mais conhecidos, xeques mates famosos que podemos encontrar no decorrer de uma partida.

O terceiro da lista também é muito rápido e é conhecido pelo nome de MATE DO PASTOR.

Partindo da posição inicial das peças sobre o tabuleiro vejamos a sequencia de lances que chega ao Mate do Pastor:
1.e4 e5 2.Dh5 Cc6 3.Bc4 Cf6 4.Dxf7# (ver diagrama abaixo)
O Mate Pastor é um dos mates mais conhecidos pelos principiantes no mundo do xadrez pelo fato de que muitos principiantes serem vitimas dele.

É muito importante lembrar que tentar aplicar o Mate do Pastor em jogadores experientes é um dos maiores erros que o principiante pode fazer, pois quando se usa a Dama no inicio do jogo o adversário, experiente, pode aproveitar e desenvolver as peças ao mesmo tempo que ataca a casa onde a Dama está posicionada.

Como defender-se e não cair no Mate do Pastor? 
Vejamos uma sequencia para defender-se do Mate do Pastor:

1.e4 e5 2.Dh5 Cc6 3.Bc4 g6 4.Df3 Cf6 5.Db3 Cd4 6.Bxf7+ Re7 7.Dc4 b5 8.Dd3 (se: 8.Dc3 Rxf7) 8... Rxf7 e as brancas perdem uma peça (ver diagrama abaixo).
A conclusão óbvia é que, desde o inicio da partida, é imprescindível prestar atenção às possíveis respostas do adversário e seguir os princípios básicos de uma boa abertura. Ou seja, desenvolver as peças e procurar dominar o centro do tabuleiro. 

Quer saber como jogar uma boa abertura? Veja o artigo Conceitos de Desenvolvimento e Centro aqui mesmo neste blog.

Nenhum comentário: