quarta-feira, 4 de julho de 2012

XEQUE MATE COM DOIS BISPOS (mates básicos)



O xeque mate com dois bispos raramente ocorre na prática do xadrez, no entanto, seu desenvolvimento é um excelente exemplo da força e capacidade do par de bispos. O aspecto tático deste xeque mate é muito simples de implementar e, logicamente, devemos tratar de levar o Rei adversário até a lateral com o controle das diagonais. Por outro lado, ao contrário do mate simples com duas torres, a colaboração do Rei é necessária já que os dois bispos não podem dar o xeque mate sozinhos. É importante notar que o mate se dará em um dos cantos do tabuleiro.

Vejamos a seguir um exemplo prático do xeque mate com dois bispos partindo da posição do diagrama abaixo:

 1. Bf3+, Rc4
A alternativa das negras é 1..., Re5, e neste caso as brancas demorariam um pouco mais para dar o xeque mate, mas para efeitos didáticos não importa muito desenvolver esta variante já que o modo de encurralar o Rei se dará de uma forma similar.

 2. Rc2, Rb4
Novamente se a negra joga 2..., Rb5 o xeque mate demora umas jogadas a mais.

3. Be2!
Limitando o terreno de ação do Rei negro.

3..., Ra5
4. Rc3
Devemos estar sempre alerta ante a possibilidade de afogamento do Rei adversário. Um erro brutal seria, por exemplo, jogar 4.Rb3??, pois afogaria o Rei negro.

4..., Ra4
5. Bb6
Outra maneira de limitar o campo de ação do Rei adversário que deverá encaminhar-se para o canto do tabuleiro, casa "a1", onde acabará sucumbindo.

5..., Ra3
6. Bb5, Ra2
7. Rc2!
Agora o Rei branco se situa adequadamente para dominar uma das casas de escape do Rei negro e o xeque mate torna-se iminente.

7... Ra3
Se  7..., Ra1 as brancas somente necessitam realizar a jogada de espera 8.Bf5 e o xeque mate chega igualmente.

8. Bc5+, Ra2
9. Bc4+, Ra1
10. Bd4++


Xeque mate (ver diagrama).



A seguir um vídeo bastante instrutivo onde se explica como dar o xeque mate de Bispo e Cavalo partindo de uma posição qualquer.


Nenhum comentário: