terça-feira, 24 de julho de 2012

XEQUE MATE COM UMA TORRE (mates básicos)


O xeque mate com Rei e uma Torre é muito simples, mas bastante mais trabalhoso do que o xeque mate com a Rainha. A razão é óbvia, a Torre cobre um numero menor de casas que a Rainha e, além disso, pode ser ameaçada pelo Rei contrário. 

Assim sendo, neste mate básico de xadrez, o trabalho do Rei apoiando a Torre para levar o rei adversário para uma das bordas do tabuleiro é crucial. 

No diagrama abaixo podemos ver a posição que nos servirá de ponto de partida para nosso exemplo prático de xeque mate com uma Torre.


Tal qual o exemplo do xeque mate com a Rainha, volto a assinalar que o objetivo da seqüência de lances que veremos não é o de dar o xeque mate da forma mais rápida, mas sim mostrar ao enxadrista novato uma forma simples e didática de como encurralar o Rei adversário para dar o xeque mate. Desta forma, o mais simples e lógico é iniciar jogando:

1. Th4!
Assim como fizemos com a Rainha, começamos diminuindo o numero de casas para as quais o Rei adversário pode mover-se. Após o lance realizado ele tem apenas 4 filas do tabuleiro para se movimentar.

1... Rf5
2. Rd3
Esse é o momento em que o Rei vai cobrir algumas casas de escape do Rei contrário e, também, defender a Torre quando ela estiver ameaçada. Como podemos ver, neste caso, o Rei entra em ação mais cedo do quando temos a Rainha.

2... Rg5
3. Te4
Outra jogada de Torre que restringe ainda mais o campo de ação do rei adversário, que agora tem apenas doze casas disponíveis.

3... Rf5
4. Re3 Rg5
5. Tf4
Continuamos encurralando o Rei adversário que agora tem somente 8 casas disponíveis.

5... Rh5
6. Rf3 Rg5
7. Rg3 Rh5
8. Tf5+
Geralmente, nos finais deste tipo, os xeques liberam casas para o rei contrário, mas nesta posição particular, é o momento exato para dar o xeque, já que o Rei branco controla as casas de escape do Rei adversário

8... Rh6
9. Rg4 Rg6
10. Tf1!
Este é o momento de fazer uma “jogada de espera” para que na próxima possamos limitar ainda mais as casas de escape do rei adversário. Este tipo de lance é fundamental neste tipo de final.

10... Rh6
11. Tf6+
Outro xeque que segue empurrando o Rei.

11... Rg7
12. Rg5 Rh7
13. Tf7+ Rh8
14. Rg6
Ainda que com uma única Torre no tabuleiro o risco de afogamento é praticamente zero, devemos estar sempre conscientes de que o Rei do oponente tenha pelo menos duas casas de fuga disponíveis. Nesta posição ele tem as casas: g8 e h8.

14... Rg8
15. Tf1
A jogada de espera final.

15... Rh8
16. Tf8++
Xeque mate! (ver diagrama).

A seguir um video, em espanhol, com o xeque mate de Torre e Rei contra Rei partindo de uma posição diferente da estudada mais acima:


Nenhum comentário: