terça-feira, 2 de junho de 2009

Casos de Empate: O Rei "Afogado"

Este artigo será o primeiro de uma série dedicada a idéias de ataque e combinações mais freqüentes que podem surgir durante o transcurso de uma partida de xadrez.

Desta maneira os jogadores iniciantes poderão conhecer um conjunto de idéias básicas que lhes permitirão obter uma vantagem de material, ou defender-se de uma possível perda de tempo.

O Rei Afogado
Um dos artigos do Regulamento do Jogo de Xadrez estipula que a partida é considerada empatada quando o jogador que tem a vez de jogar não tem nenhum movimento legal para fazer e não se encontra em xeque - nesse caso, diz-se que "o rei está afogado".

Este tipo de situação, geralmente, acontece nos finais de partidas, quando a maior parte das peças já saiu do tabuleiro.

É muito comum enxadristas iniciantes, que ainda não aprenderam os métodos para dar xeque mate, caírem neste tipo de situação e deixem o rei adversário “afogado”.

A posição do diagrama ao lado reproduz um final de rei e dama contra rei, onde o lado com vantagem (as brancas) ganha facilmente a partida, mas devem tomar cuidado para não “afogar” o rei do adversário.

Mas como as brancas poderiam “afogar” o rei negro e empatar a partida?

Simples, olhando a posição do diagrama imagine que as brancas joguem: 1. Rg6??

O resultado seria que as negras não poderiam mover o rei para nenhuma casa, pois a dama e o rei branco controlam todas as casas para as quais o rei negro poderia ocupar. Neste caso, visto que não existe uma jogada legal, diz se que o rei negro está “afogado” e a partida é declarada empatada!

Para qualquer enxadrista experimentado é óbvio que a jogada 1. Rg6?? é muito ruim, já que na posição apresentada no diagrama bastam apenas três movimentos para dar o xeque mate: 1. De7 Rg8 2. Rg6 Rh8 3. De8++ (ou ainda 3. Dg7++).

Simplificando: se um jogador não está em xeque, mas qualquer movimento que possa fazer o colocará em xeque, ocorre o empate, por "afogamento do rei".

(by Pepelu)

7 comentários:

vanio barreto disse...

Parabéns pelo seu blog, vou indicar aos meus alunos.

Unknown disse...

Amigo muito bom a explicação , me esclareceu totalmente

Marquinhos Pereira disse...

Ótima explicação. Obrigado.

Unknown disse...

Horrrivel fui fazer um trabalho de xadrex e a prof falou que tava errradoooooooooo🙀😾😡😤

Unknown disse...

😤😤😤😤😤😫😠😠😠😡😡😡😡😡😡😠😣😣😡😡😡😡😡😡😡😠😠😠😠😡😤😤😤😤😤😡😠😠😠😤😤😞😞😞😓😩😩😩😓😞😞😠😞😠😤😤😡😠😠😠😡😤

Unknown disse...

Não foi não

Unknown disse...

?????????????