sábado, 30 de maio de 2009

Ganho e Perda de Tempo no Xadrez

No jogo de xadrez, chamamos de tempo cada jogada de desenvolvimento ou cada lance que realizamos para colocar uma peça em jogo.

A perda ou o ganho de tempo é um fator muito importante no momento de valorizar uma determinada posição a que chegamos durante uma partida, já que, no geral, o jogador que tem peças mais desenvolvidas é quem tem vantagem.

Basicamente existem três tipos de Perda ou Ganho de Tempo:

O primeiro exemplo de perda de tempo, pode ser visto no diagrama ao lado.

Na posição em que as peças se encontram no tabuleiro, se as brancas jogarem 1.Cf3-g5 (ou seja, mover o cavalo da casa f3 para a casa g5) com o objetivo de atacar a casa f7, terá perdido um tempo.

o jogador com as negras, caso responda com 1...Cg8-h6 (ou seja, mover o cavalo da casa g8 para a casa h6), terá ganhado um tempo.

A explicação é muito simples: as brancas perderam um tempo ao fazer um lance que não foi de desenvolvimento, pois o cavalo já estava no jogo. Por outro lado, as negras ganharam um tempo, pois ao se defenderem de uma ameaça aproveitaram para desenvolver uma peça.

O segundo exemplo de perda de tempo é quando um dos jogadores coloca uma peça em uma casa que pode ser atacada pelo adversário ao colocar uma peça no jogo.

Conforme podemos ver no diagrama ao lado, se as negras jogarem 1...Bf8-c5 (ou seja, mover o bispo da casa f8 para a casa c5), as brancas podem ganhar um tempo jogando 2.d2-d4 (avançando o peão da dama duas casas à frente, de d2 para d4), já que o bispo negro ficará atacado e deverá retirar-se.

Convém destacar que neste caso o lance 2.d2-d4 se trata de uma jogada de desenvolvimento, pois o peão movido se trata de um peão central.

Por outro lado, não poderíamos dizer que houve um ganho de tempo se o peão colocado no jogo não constituir uma ajuda para o posterior desenvolvimento das peças. Por exemplo, baseando-se no mesmo diagrama, se as negras jogassem 1...Bf8-b4 (o bispo sai da casa f8 e vai para a casa b4) e as brancas respondessem com 2.h2-h3 (avanço do peão da casa h2 para a casa h3), as brancas não teriam ganhado um tempo, pois esta jogada não ajuda o desenvolvimento.

Outra possibilidade de ganho de tempo acontece quando se realiza uma troca de peça ou peão e o adversário recupera o material com uma jogada de desenvolvimento.

No diagrama ao lado vemos que se as negras jogam 1...d5xc4 (ou seja, o peão posicionado na casa d5 captura o peão da casa c4) perderiam um tempo já que as brancas responderiam com 2.Bf1xc4 (o bispo posicionado na casa f1 entra no jogo capturando o peão da casa c4), jogada que desenvolve o bispo.

(by Pepelu)

Nenhum comentário: