segunda-feira, 25 de maio de 2009

Como anotar uma partida de xadrez

O registro de uma partida de xadrez pode ser realizado através de vários sistemas, recorrendo a abreviaturas e símbolos.

Antigamente os jogos eram anotados usando a notação descritiva, mas pouco a pouco foi se impondo a notação algébrica que, atualmente, é utilizada em todo o mundo por ser a mais simples.

A notação algébrica ou notação francesa foi inventada pelo francês Philippe Stamm, um famoso jogador de xadrez do século XVIII, que a utilizou pela primeira vez em um dos seus livros de xadrez publicado em 1745. Um dos jogadores que mais contribuiu para popularizar esta notação foi Philidor. (François André Danican Philidor: Setembro 7, 1726 - Agosto 31, 1795)

Atualmente a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) só aceita a utilização deste tipo de anotação em seus torneios e também recomenda a sua utilização em livros de xadrez e na imprensa especializada neste esporte.

Vamos explicar como se faz esta notação:

No diagrama vemos que as colunas são identificadas com uma letra minúscula de “a” até “h” e que as filas são numeradas de “1” até “8”.
Desta forma cada casa do tabuleiro é identificada por uma combinação de uma coluna (letra) com uma linha (numero), por exemplo: a1, d4, f6, h8, etc.

as peças são identificadas com a sua inicial em maiúscula:

T - Torre ( R - Rook en inglês )
C - Cavalo ( N - kNight en inglês )
B - Bispo ( B - Bishop en inglês )
D - Dama ( Q - Queen en inglês )
R - Rei ( K - King en inglês )
Os peões não são identificados por letras, mas sim pela casa que ocupam.

Vejamos um exemplo de como registrar uma partida de xadrez, lance a lance.

Notas:
1) Para facilitar a compreensão por parte dos iniciantes, neste exemplo, usaremos a descrição algébrica estendida. Nas partidas analisadas, que veremos em seguida, usaremos a descrição algébrica resumida.

2) Algébrica estendida: anotamos a casa onde a peça, ou o peão, está localizada e a casa onde ficará após o movimento da peça.

3) Algébrica resumida: anotamos somente a casa para a qual a peça, ou peão, se moveu após o lance.
No diagrama acima acima podemos ver o tabuleiro com as peças em suas casas iniciais, assim como, as letras e os numeros que ajudarão a identificar cada uma das casas do tabuleiro no desenrolar da partida.

Vamos ao 1º movimento dos jogadores:

1. e2-e4
- As brancas iniciam a partida movimentando duas casas à frente o peão do rei (peão posicionado na casa “e2”). Ou seja, movem o peão da casa e2 para a casa e4

1... e7-e5
- As negras também iniciam a partida movimentando o peão do rei duas casas à frente. Ou seja, movem o peão da casa e7 para a casa e5:

2º movimento dos jogadores:

2.Cg1-f3
- As brancas seguem o jogo desenvolvendo o cavalo do rei. Ou seja, movem o cavalo do rei da casa g1 para a casa f3

2. ...Cb8-c6
- As negras colocam o cavalo da dama no jogo movendo o cavalo da casa b8 para a casa c6.
Diagrama da posição anotada

3º movimento dos jogadores:

3. Cb1-c3
- As brancas desenvolvem o cavalo da dama, movendo-o da casa b1 para a casa c3.
Neste momento aproveite para checar se a posição das peças no seu tabuleiro está igual à posição que aparece no diagrama acima

3. ...d7-d6
- As negras movimentam o peão da dama (peão posicionado à frente da dama) colocando-o uma casa à frente, ou seja, da casa d7 para a casa d6.

4º movimento dos jogadores:

4. Bf1-b5
- As brancas colocam no jogo o bispo do rei, movendo-o da casa f1 para a casa b5.

4. ...Bc8-g4
- As negras movimentam o bispo da dama da casa c8 para a casa g4.

5º movimento dos jogadores

5. Cc3-d5
- As brancas avançam o cavalo da dama rumo ao centro do tabuleiro. O cavalo sai da casa c3 e vai para a casa d5.

5. ...Cg8-e7 ?
- As negras movimentam o cavalo do rei da casa g8 para a casa e7. O sinal de interrogação depois do lance significa que se trata de um lance fraco, um lance ruim.

6º movimento dos jogadores:

6. c2-c3
- As brancas movimentam o peão da casa c2 para a casa c3.

6. ...a7-a6
- As negras movimentam o peão da torre da dama uma casa à frente, ou seja, da casa a7 para a casa a6.
Neste momento aproveite para checar se a posição das peças no seu tabuleiro está igual à posição que aparece no diagrama acima

7º movimento dos jogadores:

7. Bb5-a4
- As brancas jogam o bispo que estava na casa b5 para a casa a4.

7. ...b7-b5
- As negras avançam o peão da casa do cavalo da dama duas casas à frente. Ou seja, da casa b7 para a casa b5.

8º movimento dos jogadores:

8. Ba4-b3
- As brancas movimentam o bispo da casa a4 para a casa a3.

8. ...Cc6-a5 ?
- As negras movimentam o cavalo da casa c6 para a casa a5.

9. Cf3xe5 !
- As brancas pegam o cavalo posicionado na casa f3 e capturam o peão da casa e5. O sinal de exclamação após a anotação do movimento lance indica que é um bom lance.

9. ...Bg4xd1 ?
- As negras movimentam o cavalo do rei da casa g8 para a casa e7. O sinal de interrogação depois do lance significa que se trata de um lance fraco, um lance ruim.

Neste momento aproveite para checar se a posição das peças no seu tabuleiro está igual à posição que aparece no diagrama acima

10. Cd5-f6+
- As brancas movem o cavalo da casa d5 para a casa f6. O sinal de + depois do lance significa xeque.

10. ...g7xf6
- As negras pegam o peão da casa g7 e capturam o cavalo posicionado em f6.

11. Bb3xf7 # 1-0

- As brancas pegam o bispo posicionado na casa b3 e capturam o peão da casa f7. O sinal # após o lance indica que é um xeque mate. Assim sendo, a partida está encerrada com a vitória das brancas.

Neste momento aproveite para checar se a posição das peças no seu tabuleiro está igual à posição que aparece no diagrama acima

Nota: A anotação 1-0 indica que a partida foi encerrada com a vitória das brancas. Caso as negras tivessem vencido a partida o resultado seria anotado como 0-1 e se o resultado tivesse sido empate: ½-½

Além de anotar cada uma das jogadas realizadas pelos dois jogadores, com uma série de sinais é possível, também, indicar o tipo de lance que foi feito.

Por exemplo, na transcrição de uma partida podemos encontrar o seguintes sinais:

0-0 => Roque Pequeno
0-0-0 => Roque Grande
X => Captura.
+ => Xeque
++ => Xeque Mate
# => Xeque Mate
a.p. => Captura “en passant”
! => Boa jogada
!! => Excelente jogada
? => Jogada ruim
?? => Jogada muito ruim
!? => Jogada interessante
?! => Jogada duvidosa
= => Posição equilibrada
+/=> As brancas têm ligeira vantagem
± => As brancas têm ligeira vantagem
+– => As brancas têm vantagem decisiva
=/+ => As negras têm ligeira vantagem
–/+ => As negras têm clara vantagem
–+ => As negras têm vantagem vantagem
=> Posição incerta

Alem destes existem muitos outros sinais, mas que são pouco usados.

Outra forma de notação da partida acima, semelhante à usada acima, é a notação algébrica reduzida. Nesta notação anota-se apenas o nome da peça e a casa para a qual a peça ou o peão se moveu. Neste caso, a mesma partida ficaria assim:

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 d6 4.Bb5 Bc4 5.Cd5 Ce7 6.c3 a6 7.Ba4 b5 8.Bb3 Ca5 9.Cxe5 Bxd1 10.Cxf6+ gxf6 11.Bxf7# 1-0

(by pepelu)

3 comentários:

habbox disse...

nossa brla postagem adorei era exatamente o que eu estava procurando vlw

Iara Lais disse...

Gostei bastante do Post! Era o que eu prescisava, para ajudar meus amigos. Eu havia aprendido isso já, mas com o tempo esqueçi. Não sabia que agora apenas a Notação Algébrica é aceita! Valeu msm! ;*

MisaFelician disse...

Excelente, meu neto assimilou bem as esplanações.