sexta-feira, 22 de maio de 2009

O movimento das peças de xadrez: o REI

O REI movimenta-se sobre o tabuleiro da mesma forma que a dama, ou seja, tanto horizontalmente, como verticalmente, como pelas diagonais.

Entretanto existe uma grande diferença entre o movimento destas duas peças, pois enquanto a dama tem um grande raio de ação, limitado apenas quando uma peça da mesma cor está no seu caminho, o REI somente pode ser jogado às casas contíguas à sua.

O REI movimenta-se apenas uma casa de cada vez.



No diagrama ao lado podemos ver o REI posicionado na casa d4.


As casas marcadas pela cor azul identificam as casas às quais o REI poderia se mover neste instante.

Portanto, como se pode ver, o raio de ação do REI é muito limitado já que mesmo posicionado no centro do tabuleiro controla apenas oito casas e quando posicionado em um dos cantos do tabuleiro, apenas 3 casas.


Capturando com o REI

O REI pode capturar uma peça ou um peão que esteja posicionado em uma casa vizinha à sua, desde que esta peça ou peão não esteja protegida por outra peça ou peão do adversário.

Assim como a dama, a torre e o bispo, ao capturar uma peça ou peão, o REI se coloca na casa antes ocupada pela peça ou peão.

Não podemos esquecer que o REI é a peça mais importante no jogo de xadrez e que se não pudermos evitar que o adversário o capture, então teremos recebido um xeque mate e a partida estará terminada com a nossa derrota.

Este fato implica, também, que em momento algum da partida o REI pode ser colocado em xeque por si próprio, ou seja, ele não pode se movimentar para uma casa que esteja sendo controlada pelo adversário naquele momento.

Na posição do diagrama ao lado o REI está em xeque e pode ser capturado pelo bispo negro.


Assim sendo, o condutor das peças brancas é obrigado a mover o REI, ou capturar o bispo ou a colocar uma peça entre o bispo negro e o REI.

É importante notar que o REI branco não pode capturar o bispo (pois ele está defendido pelo rei negro) e tampouco é possível colocar uma peça entre ele e o bispo negro.


Logo, restam apenas duas opções ao REI branco: mover-se para a casa d5 (destacada na cor azul) ou capturar o peão posicionado na casa f5 (também destacado na cor azul).

As casas d6, e6 e f6 estão todas dominadas pela torre negra posicionada em g6.

A casa e4 está dominada pelo peão posicionado em f5.


A casa f4 está ocupada por um bispo branco (mesma cor do rei, portanto não pode ser capturado).

Nenhum comentário: