domingo, 24 de maio de 2009

O Xeque

Se durante o transcurso de uma partida de xadrez ameaçamos uma peça do adversário, não existe a necessidade de informar o adversário. Ele deve ver as ameaças e tomar as medidas necessárias para a defesa da peça.

Entretanto, quando se ameaça o rei do adversário, ainda que as regras do xadrez não obriguem a fazê-lo, o normal é avisar o adversário usando as palavras “xeque ao rei” ou, simplesmente, xeque!

No diagrama ao lado podemos ver uma posição sobre o tabuleiro na qual o rei negro se encontra em xeque, pois a dama branca o ameaça. Neste caso é obrigatório o condutor das peças negras se defender e afastar o rei da ameaça.

Quando o rei está em xeque existem três formas de se defender:

1) Capturando a peça agressora. Na posição do diagrama acima a dama branca pode ser capturada pela torre negra posicionada em h3. Neste caso, o rei branco ficaria em xeque.

2) Movendo o rei para uma casa que não esteja ameaçada por uma peça do adversário. No caso acima o rei negro teria a sua disposição as casas d7, d8 e f8. Já as casas f7 e e7 estão dominadas pelo peão de g6 e pela dama, respectivamente.

3) Interceptando o xeque com uma peça. Neste caso as negras poderiam mover o bispo da casa a3 para a casa e7, interpondo-se entre o rei e a dama inimiga. Em termos enxadrísticos esta ação é denominada de “cobrir o xeque”.

Esta última forma de defesa não é possível contra xeques de cavalo ou peão, devido ao movimento peculiar destas duas peças.

O XEQUE MATE

Como sabemos, o objetivo de uma partida de xadrez é a captura do rei adversário. Quem consegue, é o vencedor da partida. Mas na verdade a captura propriamente dita do rei nunca se chega a consumar, pois uma partida de xadrez termina automaticamente quando se dá um xeque e o rei ameaçado não tem nenhuma das três possibilidades explicadas acima de escapar do xeque.

No diagrama ao lado podemos ver uma posição em que o rei negro está ameaçado pela torre branca e, além disso, as demais casas estão dominadas por peças contrárias (f8 e d7 pela mesma torre que dá o xeque e e7 e f7 pelo rei).

Por outro lado, a torre não pode ser capturada pelo rei, pois está defendida pelo cavalo branco.

É importante notar que tanto a torre quanto o bispo negro não podem interceptar a ação da torre branca. Quando um rei se encontra nesta situação, dizemos que é xeque mate e a partida é encerrada com a vitória do jogador que deu o xeque mate, neste caso, as brancas.

Nenhum comentário: