sexta-feira, 22 de maio de 2009

O movimento das peças de xadrez: o CAVALO

O CAVALO é a peça de xadrez mais complexa de mover para o principiante, pois o seu movimento tem a forma da letra L, movendo-se duas casas em um sentido e depois uma casa em direção perpendicular.

Ou seja, partindo da casa em que se encontra pode mover-se para outra casa distante duas casas horizontais e uma vertical ou vice-versa.

O CAVALO, assim como as demais peças do jogo de xadrez, pode mover-se tanto para a frente quanto para trás.

No diagrama ao lado estamos vendo dois CAVALOS. Um está posicionado na casa “c6” (uma casa localizada mais no centro do tabuleiro) e o outro posicionado em um dos cantos, na casa “h1”.

Veja que enquanto o CAVALO da casa “c6” domina oito casas, o posicionado na casa “h1” domina apenas duas casas.

Logo, podemos afirmar que o CAVALO tal qual a dama, o bispo e o rei, quanto mais próximo estiver do centro do tabuleiro maior será o seu campo de ação, a sua força de jogo.

NOTA IMPORTANTE: o CAVALO é a única peça do jogo de xadrez que pode saltar por cima das outras peças e peões – tanto as suas, quanto às do adversário.

Capturando com o CAVALO

Como a maioria das peças do xadrez, o CAVALO captura uma peça ou um peão do adversário instalando-se na casa antes ocupada por esta peça ou peão. O CAVALO captura da mesma forma que se movimenta.

Analizando o diagrama ao lado, verificamos que o CAVALO branco colocado na casa “e5” pode capturar o bispo (de “c6”), o cavalo (de “d3”) ou o peão (de “g6”).

Alem disso, o CAVALO branco também pode mover-se para as casas c4, g4 e d7, e neste caso, não existe nenhum tipo de impedimento já o cavalo pode saltar sobre os peões de d6 e e6.

Por outro lado, o cavalo não pode mover-se para as casas f3 e f7 por encontrarem-se ocupadas por um peão e uma torre da mesma cor. Neste caso, se diz que o cavalo está defendendo este peão e esta torre.

Não esqueça: No jogo de xadrez não se pode capturar os peões nem as peças do próprio bando, ou seja, da própria cor. Logo, se estamos jogando com as peças brancas podemos capturar apenas peças ou peões da cor negra.

Um comentário:

Unknown disse...

o post contem uma informação errada:ele diz que todas as peças voltam para trás mas o peão não volta para trás o trecho do erro foi:`o cavalo assim como as outras peças volta para trás´ou algo do tipo