segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Troca de Peças no Xadrez

Quando capturamos uma peça do adversário e ele, por sua vez, captura uma das nossas, dizemos que houve uma troca.

Partindo do principio que já conhecemos o valor teórico das peças, podemos dizer que no jogo de xadrez existem dois tipos de trocas: trocas iguais e trocas desiguais.

Troca de Valor Igual

Uma troca igual se produz quando cada um dos jogadores captura uma peça de valor igual. Por exemplo, no diagrama abaixo, o bispo branco está atacando o cavalo negro.

Se as brancas capturam o cavalo com o bispo e em seguida as negras capturam o bispo com o rei, então teremos uma troca de igual valor, pois tanto o cavalo quanto o bispo valem três pontos.

Troca de Valor Desigual



Por outro lado, a troca desigual se produz quando um dos jogadores captura uma peça de um valor diferente ao da peça capturada pelo adversário.

Por exemplo, no diagrama ao lado, se a dama branca capturasse a torre negra, imediatamente poderia ser capturada pelo peão negro e teríamos uma troca desigual, já que a dama vale 10 pontos e a torre 5 pontos. Ou seja, com esta troca as negras ganhariam 5 pontos.

Ganho e Perda de Material
Podemos afirmar que o ganho de material de um jogador representa a perda de material para o adversário.

O ganho de material no jogo de xadrez pode se produzir de duas maneiras:
1) Quando um jogador não se defende de uma ameaça.
2) Quando se realiza uma troca de valor desigual.

Ameaça e Defesa
Quando o adversário faz uma ameaça a uma de nossas peças, dispomos de três formas possíveis de defesa:

1) Evitamos o ataque, movendo a peça para uma casa que não esteja dominada por peças inimigas.


2) Protegemos a peça atacada, caso a possível troca seja do nosso interesse.


3) Atacamos uma peça do adversário, de igual ou maior valor da que está sendo atacada.

No diagrama ao lado, por exemplo, podemos ver que a torre negra ameaça o cavalo branco.

Em vista desta ameaça, as brancas podem defender-se das seguintes maneiras:

1) Movendo o cavalo para uma das casas mais escuras (e1, e3, d4, a3 ou a1).

Note que a casa b4 não foi mencionada, pois caso vá para esta casa o cavalo poderia ser capturado gratuitamente tanto pelo cavalo negro (de a6) quanto pelo peão negro (de a5).

2) Protegendo o cavalo movendo a torre conforme indica a flecha (da casa f1 para a casa c1).

Se após este movimento as negras insistissem em capturar o cavalo branco, imediatamente a torre recém movida das brancas capturaria a torre negra (agora em c2) produzindo-se uma troca desigual com as brancas ganhando 2 pontos de vantagem.

3) Ameaçando o cavalo negro movendo o bispo para uma das casas assinaladas pelas flechas (e2 e b7).

Desta maneira, se as negras capturam o cavalo branco com a torre, as brancas capturam o cavalo negro com o bispo, produzindo uma troca de igual valor.

As Trocas Desiguais
Também podemos distinguir três maneiras distintas de trocas desiguais no jogo de xadrez:

1) Quando um jogador não se dá conta da diferença de valor das peças que troca. Acredito que este caso não necessite de maior explicação, bastando ler novamente o comentário associado ao segundo diagrama deste artigo.

2) Quando o jogador, que tem uma peça ameaçada, não tem como se livrar da ameaça.
No diagrama ao lado, por exemplo, as brancas estão dando xeque com o bispo e as negras não têm outra opção que não seja cobrir o xeque com a torre.


Assim sendo, o bispo capturará a torre e teremos um caso de ganho de material, pois o bispo vale 3 pontos e a torre vale 5 pontos.

3) Quando um jogador realiza, ou permite intencionalmente, uma troca com perda de material, esperando obter futuramente algum tipo de ganho.



No xadrez denominamos este tipo de situação como particular como sendo uma combinação.

No diagrama ao lado podemos verificar que a dama branca está ameaçada pela torre do adversário.

As brancas podem mover a dama e sair do ataque da torre, entretanto é muito melhor realizar uma troca de valor desigual e capturar a torre com a dama.

As brancas perdem 5 pontos com esta torça, mas esta perda é momentânea, visto que em seguida, as brancas, poderão mover o seu cavalo até a casa "d7", dando um xeque no rei e, ao mesmo tempo, atacando a dama negra (no xadrez este tipo de xeque é conhecido por xeque duplo).

Como o rei negro terá que se mover para escapar do xeque, o cavalo branco capturará a dama negra.

O balanço final da combinação mostra que após as trocas, as brancas ganharam uma torre inteira. Como a torre vale 5 pontos, as brancas ganham 5 pontos com a combinação.


(by Pepelu)

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