domingo, 24 de maio de 2009

O Roque

Conforme podemos ver no diagrama mais abaixo, a posição inicial das peças de xadrez é tal que as mesmas não têm nenhuma mobilidade, à exceção dos cavalos.

Desta forma, normalmente, as partidas se iniciam com o avanço dos peões centrais, com o objetivo de permitir a movimentação das peças.

Isto, por sua vez, faz com que as primeiras escaramuças da partida aconteçam no centro do tabuleiro e que após o desaparecimento dos peões centrais, geralmente por trocas, o rei fique exposto devido encontrar-se em uma coluna aberta.

NOTA: colunas abertas são aquelas nas quais não existam peões.

Por outro lado, as torres são praticamente inúteis em sua posição inicial, bloqueadas que estão pelo peão que se encontra em sua coluna.

NOTA: as torres têm um largo campo de ação e sua máxima eficiência é alcançada quando se encontram em uma coluna aberta.

Em assim sendo, é conveniente afastar o rei das colunas centrais abertas e ocupá-las com as torres.


COMO SE CONSEGUE ISSO?

Mediante uma jogada especial denominada roque. O roque é uma jogada peculiar porque:

a) é a única jogada no jogo de xadrez em que é possível mover duas peças em um único movimento.

b) cada jogador só pode fazer o roque uma única vez durante a partida.


TIPOS DE ROQUE

a) o roque curto, quando se realiza com a torre do rei.

b) o roque grande, quando se realiza com a torre da dama.


EXECUÇÃO DO ROQUE

Para realizar o roque, o rei move duas casas em direção à torre com a qual fará o roque e, na mesma jogada se coloca a torre na casa ao lado do rei, porém na direção oposta.

No diagrama ao lado vemos uma posição em que ambos os reis estão no centro do tabuleiro e têm possibilidade de realizar o roque.

A seguir no diagrama mais abaixo podemos ver a posição resultante depois que as brancas realizaram o roque grande e as negras o roque pequeno.

Como podemos no roque grande a torre se movimenta três casas e no roque curto duas casas.

Note também que uma vez realizado o roque, os dois lados podem mover imediatamente suas torres até a coluna aberta e que seus reis foram afastados do perigo.


QUANDO É POSSÍVEL ROCAR?

Para poder realizar o roque é necessário que:

a) O rei e a torre com a qual se deseja fazer o roque, não tenham sido movidos até o momento.

NOTA: não basta que o rei e a torre se encontrem em suas casas de origem, mas que não tenham sido movidos durante o transcurso da partida até o momento de fazer o roque.

Assim, por exemplo, na posição do diagrama ao lado as brancas não podem realizar o roque, pois já movimentaram o rei.

Por outro lado, as negras poderão realizar o roque pequeno, mas não o roque grande, mesmo que a torre movida para a casa a7 retorne à sua casa original.

b) Que as casas situadas entre o rei e a torre com a qual se deseja fazer o roque estejam livres.

Não pode haver nenhuma peça, própria ou do adversário, entre o rei e a torre.

No diagrama ao lado as brancas podem realizar o roque pequeno, mas não o roque grande, pois existe um bispo negro situado entre o rei e a torre da dama.

Já as negras podem realizar o roque grande, mas não podem fazer o roque pequeno, pois o bispo do rei ainda está em sua casa original.

c) Que o rei não se encontre em xeque ou tenha que passar por uma casa dominada por alguma peça do adversário.

No diagrama abaixo as brancas não podem fazer o roque, pois estão em xeque (não seria problema se a peça ameaçada fosse a torre).


No que diz respeito às peças negras, podemos ver que o bispo branco domina as casas b8 e f8, logo, o rei negro não poderá fazer o roque pequeno, pois deverá passar pela casa f8.

Já o roque grande é possível ser feito, pois a peça que irá passar pela casa atacada (b8) é a torre.

Portanto não esqueça: não é possível fazer o roque se o rei não tiver de passar por uma casa dominada (atacada) por peças contrárias.

Mas é possível realizar o roque se apenas a torre passar uma casa atacada por peças do adversário.